//

Rio Verde: Mais desmatamento em área de proteção ambiental

2 minutos de leitura
Foto: Antonio Roberto

Desmatamento: No município de Rio Verde de Mato Grosso (MS), uma área de mata de 140 hectares, localizada a menos de 100 metros de distância do rio Verde, foi desmatada. O desflorestamento, que ocorreu dentro de uma propriedade rural, foi autorizado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), mas provoca grande preocupação por conta dos possíveis impactos ambientais e econômicos.

Riscos ao turismo: De acordo com o site Rio Verde MS, a população local questiona se foram realizados estudos de risco para o turismo na região. Existem diversas pousadas e balneários às margens do rio Verde, e a atividade turística pode ser inviabilizada com o turvamento das águas, causado pelo carreamento das terras e detritos para a calha do rio.

Em vídeo, divulgado pelo site Campo Grande News, Gilmar Mello, proprietário rural de um sítio na região do rio Verde, aponta que os membros do Conselho Gestor de Meio Ambiente de Rio Verde não foram consultados sobre o desmate. Segundo Mello, a Secretaria de Meio Ambiente do município – que preside o Conselho – teria recebido o documento do Imasul e permitido a supressão vegetal de forma arbitrária.

Mello também explica no vídeo, que a área desmatada é uma APA (Área de Proteção Ambiental), onde a atividade agropecuária não é permitida.

Impactos para o Pantanal: Como o rio Verde faz parte da bacia do rio Paraguai, o Pantanal também deve ser afetado por este desmatamento, ocorrido em uma área de Cerrado. Isso porque a supressão vegetal agrava as condições de assoreamento, e os sedimentos são transportados para a planície inundável.

Com informações dos sites Campo Grande News e Rio Verde MS.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?