//

Destaques do GT Infra

7 minutos de leitura
Edvaldo, vereador Meck, Mário e Otávio vitoriosos com a nova Lei aprovada.

Apenas 5 blocos dos 92 blocos de gás e petróleo são arrematados em Leilão da ANP
Foi um fracasso o leilão da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) realizado nesta quinta-feira (7/10): apenas 5 blocos dos 92 blocos ofertados para exploração de petróleo e gás natural foram arrematados nesta que foi a 17ª Rodada de Licitações, cheia de polêmicas, como ressaltou o G1. “Fora de hora, burro e insustentável”, opinou o Mar sem Fim.

Crise hídrica é global e iminente, diz relatório da OMM
O relatório “O Estado dos Serviços Climáticos 2021: Água”, lançado nesta terça-feira (5/10) pela Organização Meteorológica Mundial, pede ação urgente para melhorar a gestão dos serviços nessa área, como mostrou essa reportagem do Climatempo, que destacou como a mudança climática tem causado cada vez mais eventos em extremos opostos, como enchentes e secas. “O número de pessoas sofrendo com essas situações apenas aumenta, enquanto a gestão, a previsão do tempo e os sistemas de alerta ainda são inadequados”, diz o texto.

Marco geral das ferrovias é aprovado no Senado e segue para a Câmara
Foi aprovado, nesta terça-feira (5/10), o substitutivo ao projeto que cria o marco legal das ferrovias brasileiras (PLS 261/2018). O texto “trata de novos instrumentos de outorga para ferrovias em regime privado, com participação mínima do Estado, tanto em nível federal, quanto estadual e municipal, e contém ainda definições técnicas para harmonizar a legislação do setor”, conforme informações da Agência Senado. Precisamos acompanhar os substitutivos para ver como o texto final ficou para avaliarmos o que pode ser melhorado na Câmara, para onde o projeto segue agora.

Estudo avalia impactos da privatização da Eletrobras no setor elétrico brasileiro
O estudo “A insustentável leveza dos ‘jabutis’: Impactos da privatização da Eletrobras no setor elétrico brasileiro”, desenvolvido pelo Instituto Escolhas em parceria com a Escopo Energia, avalia os efeitos da privatização da Eletrobrás – autorizada pelo Congresso Nacional em julho deste ano. O trabalho foca nos  “jabutis”, incluídos no texto legal, com maiores implicações sobre o setor energético, como: contratação obrigatória de termelétricas a gás natural, em regiões específicas; flexibilizações para a construção do Linhão de Tucuruí; novas concessões para hidrelétricas incluídas no regime de cotas; reserva de mercado para Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs); e extensão do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).  Acesse aqui.

Prefeito sanciona lei que proíbe a instalação de empreendimentos hidrelétricos na bacia hidrográfica do rio Santana
Uma boa notícia desta semana foi que o prefeito de Nortelândia (MT), Jossimar José Fernandes, sancionou na segunda-feira (4/10) uma Lei que proíbe a instalação de empreendimentos hidrelétricos (usinas hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas) na bacia hidrográfica do rio Santana no município de Nortelândia. A Lei também institui o Programa de Práticas Conservacionistas de Recuperação, Preservação e Conservação de matas ciliares e nascentes que compreende toda a bacia hidrográfica do rio Santana. Leia matéria completa sobre o assunto no site do Ecoa.

Plano de trem de grãos do Brasil levanta temores para a Amazônia e é caminho para o desastre, diz The Guardian
“O governo Bolsonaro planeja construir ferrovia de 1.000km para exportar soja apesar dos alertas de uma ‘catástrofe’ para os povos indígenas e o meio ambiente”, esse é o tom da reportagem do The Guardian publicada nesta quinta-feira (7/10) sobre a Ferrogrão. Vale a leitura! O texto está disponível, em inglês, aqui.

Evento referência em negócios pelo clima abre inscrições para edição 2021
Um dos principais pontos de encontro entre empresas, investidores e governos protagonistas da transição para o baixo carbono, a feira de negócios “Conexão Pelo Clima – 2ª Feira Latino-Americana de negócios pelo clima e Summit Climate Ventures”, está com inscrições abertas para a edição 2021 – que acontece nos dias 26, 27 e 28 de outubro, em formato online. Destaques desta edição, as rodadas de negócios LatAm serão oportunidades para parcerias de impacto positivo entre empresas, governos e startups, a partir de modelos de negócios bons para o clima. Você pode se inscrever para os painéis ou para as rodadas no site conexaopeloclima.com.br.

GT Infra em ação

Vem aí: episódio 18 do podcast recebe Wilson Cabral
O episódio do podcast Infraestrutura Sustentável, volta a abordar um tema que já foi assunto no programa: as relações da crise hídrica e energética com o desmatamento. Quem vai falar sobre isso com Sérgio Guimarães é o professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Wilson Cabral, que é especialista nesse assunto. Aguarde! Na semana que vem enviaremos o link aqui. Enquanto espera, você pode ouvir os episódios anteriores.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog