/

Buscas por jornalista e indigenista desaparecidos no Vale do Jaguari – Destaques GT Infra

6 minutos de leitura
O Indigenista Bruno Araújo e o jornalista Dom Phillips. Foto: Daniel Marenco | Reprodução

GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil”.

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT:

Sônia Guajajara: “Somos invisíveis aos olhos da sociedade brasileira”

Em entrevista para o O Globo, Sônia Guajajara fez provocações importantes sobre a crise climática e o preconceito enfrentado por negros, indígenas e moradores de ruas em todo o país. A coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) foi a primeira liderança indígena a figurar na lista da revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e falou também sobre como recebeu esse reconhecimento.

Justiça determina reforço em buscas por jornalista e indigenistas desaparecidos no Vale do Jaguari

O Juízo da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas determinou, nesta quarta-feira (8/6) que “a União viabilize, imediatamente, o uso de helicópteros, embarcações e equipes de buscas, da Polícia Federal, das Forças de Segurança ou das Forças Armadas, para localizar o servidor da Funai, Bruno Pereira e o jornalista inglês, Tom Phillips, desaparecidos há três dias”. A Folha deu detalhes da decisão e da situação atual das buscas. Após denúncias anônimas, a PM fez busca na casa de um suspeito, mas ele negou qualquer relação com o sumiço.

Vale a pena também ler a reportagem completa do Estadão, que dá detalhes sobre a situação no Vale do Javari. Segundo o texto, além de garimpo e extração de madeira clandestina, a região também é cobiçada pelo Comando Vermelho. Em artigo na data em que se comemora o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, Uma Gota no Oceano ressaltou que “Vale do Javari não é terra de ninguém”.

Nova corrida para produção de gás ameaça metas para limitar avanço da temperatura

O novo investimento em gás natural empreendido por governos de países como Alemanha, EUA, Reino Unido e Canadá, pode destruir as chances de o planeta limitar seu aquecimento de 1,5C, meta do Acordo de Paris. O movimento está relacionado à guerra na Ucrânia e tem a ver com a sanção desses países ao combustível russo, mas pode ter consequências catastróficas. O The Guardian deu detalhes.

Inscrições abertas: REDE MIT realiza encontro sobre Incidência para Proteção de Direitos no Contexto de Mineração no próximo dia 15

A Rede MTI convida para o próximo encontro de trocas de experiências sobre Incidência para Proteção de Direitos no Contexto de Mineração. A atividade vai acontecer no dia 15/06 (10h), e é voltada para organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias e instituições de pesquisa. Para participar escreva para: contato_mti@fgv.br

GT Infra em ação

Ricardo Abramovay lança livro em Encontro em Alter do Chão
Entre os destaques da programação do nosso encontro em Alter do Chão, entre os dias 4 e 6 de julho, está o lançamento do mais novo livro do professor Ricardo Abramovay: Infraestrutura para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O trabalho responde a uma solicitação do GT Infraestrutura em torno da pergunta: quais as infraestruturas necessárias à melhoria da qualidade de vida das pessoas, na Amazônia, e a suas atividades produtivas vinculadas ao uso sustentável da biodiversidade? 

TI convida para  discutir o papel dos Tribunais de Contas no controle do ciclo de infraestrutura
A Transparência Internacional – Brasil, com o apoio do GT Infra, e participação da CPI/PUC-Rio, convida para uma conversa sobre o papel dos Tribunais de Contas no controle externo de obras de infraestrutura, no dia 14 de junho, das 10h às 11h30. O objetivo do papo é apresentar e discutir o papel dos Tribunais de Contas no controle do ciclo de infraestrutura e em temas como gestão de impactos socioambientais, transparência, integridade e combate à corrupção. Trata-se de uma preparação para o encontro do GT Infra que abordará o assunto, com a participação de convidados de Tribunais de Contas. Pedimos a confirmação da participação até o dia 10/06. Em breve, enviaremos o link.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog