Diário da crise hídrica – 1 de outubro 2021 – Itaipu abre as comportas e En busca del agua

3 minutos de leitura

1 out. 2021

Sem horário de verão, mais um erro.

“O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta terça-feira que não há necessidade de retorno do horário de verão para ajudar na economia de energia no país.”

Horário de verão é necessário porque seu estabelecimento vai muito além da economia de energia, a começar por mudar os horários de pico no uso e maior adaptação das pessoas as condições de luz natural, solar.

 

1 out. 2021

 

1 out. 2021

Viagem ao passado recente: o cenário das águas de 2018

– Itaipu abriu todas comportas para largar água.

 

“CHUVAS INUNDAM ITAIPU E CONTINUAM A FUSTIGAR FLORIANÓPOLIS

As chuvas que começaram no meio de dezembro continuam a cair com força sobre o Sul e parte do Sudeste. Anteontem, Itaipu teve que abrir todas suas quatorze comportas para deixar passar a água que desce pelo rio Paraná. Em novembro, ela já teve que abrir algumas comportas, mas abrir todas elas é algo que não acontece há quase dois anos. Mas como as chuvas não estão caindo em todo lugar, o nível dos principais reservatórios das hidrelétricas ainda está baixo. No subsistema Sudeste-Centro-Oeste, elas estão com menos de 30%. As do Nordeste seguem em estado crítico, com menos de 16%. Já no Sul, onde vem chovendo muito, elas estão com quase 65%.” NO Estado de São Paulo.

Valor

“País começa ano com melhor cenário hídrico desde 2012”

No Valor o título foi e este no texto desenvolvem o que segue: “O ano de 2018 começa com perspectivas favoráveis com relação ao regime de chuvas, abastecimento e preços de energia. De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o volume de chuvas previsto em janeiro para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, é 5% superior à média histórica para o mês. É o melhor indicador para o primeiro mês do ano desde o período pré-crise hídrica, em 2012, quando o volume ficou 16% acima da média histórica. ….. Com o regime de chuvas favorável no início de janeiro, o ONS prevê uma recuperação mais acentuada do nível de armazenamento dos reservatórios, porém ainda abaixo do ideal, fechando janeiro com 35,9% de estoque nos lagos das usinas do Sudeste/Centro-Oeste, que respondem por mais de 70% da capacidade de acumulação de água para geração de energia do país. O número é ligeiramente inferior ao obtido no fim do primeiro mês de 2017, de 37,33%.”

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog