/

Diário da crise hídrica – 2 de julho – Oito das 20 turbinas de Itaipú são desativadas

1 min de leitura
Foto Itaipu Binacional

2 jul. 2021

De acordo com a Rede Globo do Paraná e o jornal online paraguaio ABC en el Este, oito das vinte turbinas da usina hidrelétrica de Itaipú, a maior hidrelétrica do mundo, estão desligadas devido à falta da matéria prima para a geração de energia elétrica: a água.

A usina que é responsável por produzir 14% do total de energia produzida no Brasil, agora contribui com cerca de 8% da produção nacional. A estratégia é gerar mais energia com a mesma quantidade de água.

Desde outubro de 2020, não são registradas chuvas na zona dos afluentes dos rios que alimentam a usina de Itaipú. Nesta temporada de seca, foi registrado o nível mais baixo do rio Paraná.

Noticiamos no dia 31 de maio, antes mesmo dos jornais nacionais noticiarem, em artigo escrito pelo diretor executivo da Ecoa, o biólogo Alcides Faria, que passamos por uma crise hídrica na bacia do rio Paraná que decorre de mudanças climáticas e do modelo de ocupação econômica desse território, que concentra riqueza econômica, que é a bacia do rio da Prata, onde se concentram cidades de grande porte como São Paulo, Asunción, Curitiba, Corrientes, Rosário, Brasília, Santa Vitória, entre outras.

Seguimos acompanhando as consequências dessa crise.

 

Imagem de capa: Caio Coronel.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog