///

Diretor da Ecoa conhece importante instituto colombiano e divulga a Paisagem Modelo Pantanal

2 minutos de leitura

Em agosto, o diretor científico da Ecoa, André Valle Nunes, esteve em Bogotá com pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt para colaboração e delineamento de pesquisas com o Centro de Conhecimento em Biodiversidade Brasileira e a Paisagem Modelo Pantanal.

Na ocasião, além da oportunidade de conhecer o Instituto, houve diálogo sobre as Brigadas Comunitárias Voluntárias da Paisagem Modelo e do projeto Restauracción – que possui o intuito de intensificar atividades de restauração em uma paisagem de mil hectares na borda oeste do Pantanal.

O Humboldt é um importante centro de pesquisa que gera o conhecimento necessário para avaliar o estado da biodiversidade na Colômbia e auxilia a tomar decisões sustentáveis sobre ela.

Além da troca de conhecimentos, também foi realizada uma visita às coleções zoológicas do Instituto. A expectativa é receber pesquisadores de Humboldt no ano que vem para apresentar o trabalho das brigadas voluntárias e participação em um workshop.

 

Sobre a Paisagem Modelo

Paisagem Modelo é uma plataforma de governança que busca integrar diversos atores na solução de conflitos e criação de sinergias positivas. O conceito surgiu no Canadá, na década de 1990, para melhor manejo florestal da região. Hoje existem 60 Bosques Modelo espalhados em 35 países, sendo que seis estão em solo brasileiro: quatro na Mata Atlântica, um na Amazônia e um no Pantanal.

A Paisagem recebe tal nome pois “bosque” é um termo espanhol que não se enquadra na flora pantaneira. A Paisagem Modelo Pantanal está estabelecida na borda oeste do Pantanal.

Talita Oliveira

Jornalista do Núcleo de Comunicação da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog