///

Mais de cem espécies de aves foram avistadas em 24 horas na APA Baía Negra

1 min de leitura
pica-pau-de-topete-vermelho (𝐶𝑎𝑚𝑝𝑒𝑝ℎ𝑖𝑙𝑢𝑠 𝑚𝑒𝑙𝑎𝑛𝑜𝑙𝑒𝑢𝑐𝑜𝑠). Foto: Sauá Films.

No último sábado (14), a APA (Área de Proteção Ambiental) Baía Negra, que faz parte do território da Paisagem Modelo, foi palco do maior evento de observação de aves do mundo, o Global Big Day.

A preservação e a conservação da APA Baía Negra assegura a diversidade de espécies e, apenas em 24 horas, o grupo de observadores registrou 107 espécies de aves, dentre elas a choca da bolívia (𝑇ℎ𝑎𝑚𝑛𝑜𝑝ℎ𝑖𝑙𝑢𝑠 𝑠𝑡𝑖𝑐𝑡𝑢𝑟𝑢𝑠), cara suja do Pantanal (𝑃𝑦𝑟𝑟ℎ𝑢𝑟𝑎 molinae), pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos) e casaca-de-couro-amarelo (Furnarius leucopus).

Para o diretor científico da Ecoa, André Nunes, o evento é uma demonstração das atividades que acontecem no território da Paisagem Modelo Pantanal, possibilitando sinergias entre a ciência cidadã e a conservação da biodiversidade.

O evento foi realizado em parceria com a Fundação de Turismo de Ladário e por um grupo composto por biólogos, moradores, militares, funcionários públicos e visitantes. A atividade foi conduzido por Virginia Paz, Presidente da Associação de Mulheres Produtoras da Área de Proteção Ambiental Baía Negra e pelo biólogo Daniel Irineu de Souza Dainezi.

Talita Oliveira

Jornalista do Núcleo de Comunicação da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Ecologia do baru

Árvore do Cerrado, o baru participa de diversas interações ecológicas. A espécie frutifica na seca. Por isso,