////

É FOGO – Guia de atividades

7 minutos de leitura

Via Cemaden Educação

Com o objetivo de promover o engajamento da ciência cidadã, a formação de jovens pesquisadores e a conscientização da sociedade sobre os riscos e impactos dos incêndios florestais na Amazônia, o Projeto MAP-FIRE propôs um conjunto de atividades educacionais para serem desenvolvidas com a comunidade escolar (representadas pelos professores, estudantes, familiares, populações do entorno das escolas e órgãos locais). O resultado deste trabalho foi a produção do e-book “É Fogo!”, um guia de atividades para serem desenvolvidos em sala de aula, com um referencial teórico, que apresenta o estado da arte do conhecimento científico sobre essa temática, traduzido para uma linguagem acessível para auxiliar os professores no preparo das aulas.

O material pode ser acessado aqui.

O livro visa promover, de forma prática e com metodologias científicas adaptadas para jovens estudantes, a capacidade transformadora do entendimento de um problema que faz parte do cotidiano das populações amazônicas – o fogo – utilizando estratégias de produção, coleta e disseminação de dados e informações gerados pela comunidade escolar. O intuito é valorizar o potencial e a importância da comunidade escolar em contribuir para a mudança do cenário de ameaças e impactos que as queimadas e incêndios florestais impõem cada vez mais às comunidades e à floresta amazônica.

Organizado pelos pesquisadores Yara Araújo Pereira de Paula, Gleiciane de Oliveira Pismel, João Bosco Coura dos Reis e Liana Oighenstein Anderson, esta última coordenadora do Projeto MAP-FIRE, ligado ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o livro reúne o trabalho e o conhecimento gerado por outros diversos pesquisadores de diferentes instituições e países, além de educadores da região amazônica. O Projeto e o livro, apresentado em Português e Espanhol, contaram com o financiamento do Inter-American Institute for Global Change Research – IAI.

A ambição dos pesquisadores agora é de adaptar este material para os demais biomas do Brasil, posto que a questão dos incêndios florestais vem cada vez mais impactando, de forma negativa, nosso país. 

Sobre o livro

O livro foi pensado inicialmente para ser aplicado em alunos do ensino fundamental II e médio, contudo pode ser adaptado para alunos do fundamental I, educação infantil e também a outras instituições e públicos, como o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, brigadistas, comunidades tradicionais e demais interessados.

O conteúdo do livro tem como foco os riscos de desastres associados à ocorrência de queimadas e incêndios florestais na Amazônia que são causados pelo homem. Neste bioma, o fogo ocorre como parte do processo da queima do lixo urbano e em terrenos baldios, e no meio rural, é utilizado para o manejo da agricultura e durante o processo de desmatamento, estes dois últimos processos acabam por impactar as florestas no entorno, provocando os incêndios florestais. Nos últimos 40 anos, a Amazônia se tornou cerca de 1º C mais quente e houve uma redução de chuvas de cerca de 17% nos meses de Agosto a Outubro, o que deixou o ambiente mais flamável. As projeções das mudanças climáticas apontam para uma intensificação de secas extremas, sendo portanto primordial coibir a ignição do fogo para evitar grandes desastres. Com isso, o livro traz o entendimento que a educação e a comunidade escolar são as bases transformadoras para a redução do risco de desastres.

O livro está dividido em 4 módulos: de escolha (Fase 1), introdutório (Fase 2), módulo prático (Fase 3) e módulo de disseminação e conclusão (Fase 4). O módulo de escolha apresenta a proposta de cronograma e como as atividades podem ser implementadas no ambiente escolar. O módulo introdutório apresenta os conceitos teóricos da ementa, as implicações do seu desenvolvimento e propõe a aplicação de um questionário e a avaliação dos seus resultados. O módulo prática propõe atividades a serem desenvolvidas pela comunidade escolar, como o uso da história oral, cartografia social, como monitorar a região de sua escola, assim como o uso de atividades ligadas ao cinema e teatro. Enquanto o quarto módulo trata do encerramento das atividades com a disseminação e conclusão da disciplina eletiva.

Ainda é possível ter acesso a um referencial teórico sobre o tema, abordando tudo o que o professor precisa saber para ter segurança na aplicação das atividades. O referencial explica sobre pontos importantes relacionados ao fogo na Amazônia, por exemplo sobre o que, por que e quando queima. Sobre os efeitos que a degradação ambiental e as mudanças climáticas possuem sobre a frequência e intensidade dos incêndios florestais, assim como o impacto na saúde das florestas, na saúde humana e os impactos na economia.

O material pode ser acessado aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog