/////

Ecoa acompanha início da execução do Plano Nacional de Vacinação, que prevê indígenas e ribeirinhos na 1ª fase

6 minutos de leitura

A Ecoa acompanha de perto o início da aplicação do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, patologia causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). O Plano Nacional foi aprovado no último domingo (17/01) e prevê a compra e aplicação de dois imunizantes: a vacina AstraZeneca (produzida em parceria com a Universidade de Oxford e o Instituto Fiocruz, no Rio de Janeiro) e a Coronavac (vacina desenvolvida pelo Instituto Butantã, de São Paulo, em parceria com a empresa chinesa Sinovac).

O Plano emergencial elenca um calendário dividido em quatro fases para grupos prioritários. Fazem parte da 1ª fase não só profissionais de saúde e demais profissionais que atuam na linha de frente do combate ao vírus, mas também os povos tradicionais. A divisão é feita com base nas políticas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atendidos pela Ecoa que, entre outras ações, mobiliza doações emergenciais, informações e realiza a entrega de equipamentos de proteção individual, os moradores tradicionais de comunidades do Pantanal, famílias ribeirinhas e indígenas fazem parte do grupo prioritário da 1ª fase de aplicação.

Seguindo os protocolos de atenção em saúde estabelecidos pelo SUS, a execução do plano de vacinação é realizada em coordenação com os governos do Estado e aplicada pelos municípios. Mato Grosso do Sul – um dos estados que abriga o Pantanal – recebeu e começou a distribuir 158 mil doses da Coronavac.

Atendimento do Programa Povo das Águas da Prefeitura Municipal de Corumbá, MS, em comunidades ribeirinhas do Pantanal, em outubro de 2020

Corumbá e Ladário (MS)

Os dois municípios receberam imunizantes. A primeira remessa chegou na terça-feira (19/01) e contempla a primeira fase de aplicação.  O lote armazenado em Corumbá (MS) contém 2.768 doses da vacina e o lote enviado à Ladário contém 320 doses. É importante destacar que o Plano Nacional prevê a aplicação de duas doses para garantir imunidade contra o vírus. A Prefeitura de Corumbá já divulgou como será a distribuição das 2.768 doses:

– Trabalhadores da saúde: 1.141 doses;

– Trabalhadores da sala de vacinação: 34 doses;

– Trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos em residências inclusivas: 15 doses;

– Pessoas idosas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência: 90 doses;

– População indígena: 86 doses;

– Pessoas a partir de 18 anos com deficiência, residentes em residências inclusivas (institucionalizadas): 18 doses.

Além destas localidades, a Ecoa realiza o levantamento de informações sobre a situação do município de Miranda (MS), onde também acompanha as famílias tradicionais desta região.

Apesar das doses de vacinas recebidas pelos municípios, ainda não há logística definida para distribuição e aplicação. Moradores de comunidades e grupos do Pantanal, compartilharam com a Ecoa o anseio pela chegada da vacina, mas também a preocupação, já que o acesso às políticas públicas para estas áreas rurais sempre foi um grande desafio.

Programa social da Prefeitura Municipal de Corumbá (MS), em atendimento às comunidades ribeirinhas do Pantanal (2020)

Plataforma Covid-19

Através da plataforma no site da Ecoa, o acompanhamento e monitoramento da situação da Covid-19, no Pantanal e Cerrado, é divulgado semanalmente e com o comprometimento de alertar e manter informadas as famílias destas regiões. As informações chegam a elas por meios como rádio, celular e internet. Esta plataforma tem o objetivo de fornecer dados coletados de fontes oficiais, inicialmente, sobre os casos de contaminação em alguns dos municípios abrangidos pelo Pantanal no Brasil e na Bolívia.

Além do monitoramento permanente, a Ecoa através do seu Sistema de Comunicação e Alerta, emite  mensagens de texto (SMS) para as famílias do Pantanal e Cerrado sobre os riscos, prevenção e também os informes sobre os atendimentos realizados pelo poder público e empresas nas comunidades mais afetadas. Essas ações contam com o apoio inestimável do Ministério Público do Trabalho (MPT/MS)

Acesse aqui a Plataforma.

 

Foto de Capa: Comunicação/Prefeitura de Corumbá.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog