A pedido do diretor executivo da FCBC (Fundacion para la conservacion del Bosque Chiquitano) Roberto Vides – Almonacid, recebemos nesta sexta-feira (30/09), os pesquisadores Javier Coimbra, Edmundo Castedo Ortiz e equipe, para uma troca de experiências de trabalhos com organizações de base e grupos sociais mais vulneráveis focados no extrativismo e desenvolvimento de produtos extrativistas da flora da chiquitania e do nosso Cerrado.
No encontro o diretor presidente da Ecoa, André Siqueira, e o diretor institucional, Alcides Faria, apresentaram os projetos desenvolvidos pela ONG com as Mulheres do Pantanal. Dentre eles, o Rede e Mulheres produtoras do Cerrado/CerraPan. Rede que envolve cinco associações entre assentamentos rurais e comunidades ribeirinhas, com forte viés das lideranças femininas, no desenvolvimento e na comercialização de produtos derivados de frutos nativos do Cerrado e Pantanal. Estes projetos visam a melhoria da geração de renda e o aumento de volume de derivados comercializados dos frutos nativos.
A FCBC (Fundacion para la conservacion del Bosque Chiquitano) é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, mas com trabalhos em todo território boliviano. Os projetos apresentados foram focados na comercialização e pesquisa do Barú (Dipteryx alata) com as organizações de base, na equidade e fortalecimento das mulheres camponesas e na investigação cientifica para melhor compreender essa importante espécie da chiquitania e do Cerrado brasileiro.