/

Ecoa envia representação para Ministério Público em defesa do rio Pardo, na bacia do Paraná

2 minutos de leitura
Foto: Prefeitura Municipal Ribas do Rio Pardo

A Ecoa enviou uma solicitação de Audiência Pública para o Ministério Público do Mato Grosso do Sul referente à construção de uma represa em Ribas do Rio Pardo, localizado na bacia do Paraná.

No documento, é reforçado que a solicitação está sendo feita devido “à preocupação de moradores da região que estão em desacordo com a realização da represa no rio, diante da iminência de impactos ambientais”. Barragens para geração de energia afetam principalmente a migração de peixes, já que causam fragmentação de habitats e impedem a desova dos peixes, que precisam se locomover ao longo do curso d´água para se reproduzir. Consequentemente, pescadores e outros empreendimentos ligados à pesca são drasticamente afetados.

A representação afirma ainda que espécies ameaçadas de extinção, como o Piracanjuba e Pintado são encontrados no rio Pardo.

“Estudos comprovam a existência de migração lateral dos tributários da bacia do Paraná. Considerando que o rio Paraná já está altamente represado, é muito importante que se dê especial atenção a esses tributários menos impactados para a manutenção de habitats desses animais”.

Acesse o documento na íntegra aqui.

Foto: Prefeitura Municipal Ribas do Rio Pardo

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog