//

Ecoa lidera processo de criação do primeiro Bosque Modelo no Pantanal

2 minutos de leitura

No dia 2 de dezembro, durante reunião da Rede Latino-Americana de Bosque Modelo (RLABM), a Ecoa liderou a criação do Bosque Modelo Pantanal, com apoio da Fundación para Conservación del Bosque Chiquitano (FCBC), do Bosque Modelo Chiquitania Sostenible, do projeto ECCOS, cofinanciado pela União Europeia, e do projeto “Bases do conhecimento para a restauração”, apoiado pelo governo do Canadá. Na mesma reunião foi aprovada a criação de um bosque modelo no Perú, denominado Bosque Modelo Abancay-Apúrimac.

A iniciativa busca criar uma plataforma de discussão entre os diferentes atores na região. Os limites do Bosque são as comunidades da Área de Proteção Ambiental Baía Negra, as áreas de mineração e assentamentos na região. O objetivo é buscar soluções integradas entre todos os atores locais. A proposta foi avaliada e aprovada pela Rede Iberoameriana de Bosque Modelo e a Rede Internacional de Bosque Modelo.

Segundo a FCBC, a incorporação desses dois bosques modelos à Rede Latino-Americana de Bosque Modelo é uma grande conquista para a conservação em escala regional.

De acordo com André Siqueira, presidente da Ecoa, a organização tem se aproximado da Rede Latino-Americana de Bosque Modelo (RLABM) desde 2018. Ela é uma forma de certificar e reconhecer que uma região que tem um status de conservação importante e precisa ter o entendimento de muitos atores locais do quanto ele é importante, precisa ser conservado. E este projeto de Bosque Modelo do Pantanal, especificamente, foi “coordenado e protagonizado pelo nosso diretor científico, o Dr. Rafael Chiaravalotti, mas começou no âmbito do projeto Eccos e com o apoio da Fundação para a Conservação do Bosque Chiquitano. Outros parceiros foram determinantes como o Walfrido Tomas, da Embrapa Pantanal, o Altair de Souza, do Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação (CEPPEC), e outras entidades governamentais.”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog