/

EDGE Species x panda – uma discussão atual sobre conservação

1 min de leitura

 

Alcides Faria

No ultimo dos episódios do Science Club da BBC Earth no Brasil trataram das EDGE Species e sobre a importância de sua proteção de maneira muito direta, cotejando com investimentos feitos na conservação de grandes mamíferos.
Na web é apresentado o programa e missão da iniciativa: evitar a extinção das especies “Evolutionarily Distinct and Globally Endangered (EDGE)” – em uma tradução literal, cuidam da proteção das espécies evolucionariamente distintas/diferentes e globalmente ameaçadas.
Querem sensibilizar e concentrar esforços em várias especies que estão caminhando para a extinção sem que isso seja percebido.
O entendimento é o de que milhões de euros, libras e dólares são canalizados para espécies “carismáticas” como os pandas, elefantes e rinocerontes, enquanto outras não recebem suporte para proteção.
Na BBC Earth mostraram os pandas e os grandes custos para sua manutenção, sendo inclusive lembrado o fato de que os bichinhos fazeem sexo 3 dias no ano, o que dificulta a reprodução.
Para justificar os EDGE a campanha afirma que poucas pessoas já ouviram falar de um morcego-abelha ou na salamandra gigante chinesa e por isto é preciso estimular que as elas estejam conscientes destas espécies e de que elas precisam de ajuda para começarem a ser conservadas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog