//

El Niño deve virar Super El Niño e intensificar eventos climáticos

2 minutos de leitura
Dikaseva Via Unsplash

Via CNN

Em entrevista à CNN, o professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Côrtes, afirmou que o El Niño deve se intensificar, virar um Super El Niño até o fim do ano e acentuar os eventos climáticos.

Segundo ele, até o momento o fenômeno tem se comportado normalmente, apesar das fortes chuvas que atingiram o Sul do país e a onda de calor que atua sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. Porém, os efeitos do fenômeno estão mais intensos e tendem a ficar mais fortes ainda nos próximos meses.

“Há essa tendência de aumento das chuvas na região Sul, podendo atingir São Paulo e Rio de Janeiro com chuvas mais irregulares, e também um aumento significativo da temperatura. O que estamos presenciando ao longo das últimas semanas é um prenúncio do que pode acontecer com maior intensidade daqui até o início de 2024”, afirmou.

Ainda segundo o professor, os fenômenos como os que ocorreram no Brasil neste inverno, eventos climáticos que atingiram a Europa, e enchentes que assolaram a Líbia e a Itália não são situações isoladas.

“Nós temos uma coleção de exemplos que mostram que o clima já não se comporta como se comportava anteriormente”, declarou alertando para as mudanças no clima provocadas pelo aquecimento global.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.