//

Em meio à seca no Pantanal, verde da agrofloresta se destaca na Paisagem Modelo

4 minutos de leitura
Sistema agroflorestal na Paisagem Modelo Pantanal.

Em janeiro deste ano, os moradores do Assentamento Rural 72, em Ladário (MS), participaram de uma Oficina de Sistemas Agroflorestais e Pecuária-floresta. Esse foi o primeiro passo para trazer a tecnologia da agrofloresta para o assentamento e solucionar alguns dos desafios enfrentados na região.

Embora o assentamento esteja localizado no Pantanal, ele se encontra em uma região historicamente mais seca. Os pequenos produtores rurais enfrentam desafios para cultivar e produzir alimentos devido às altas temperaturas e aos elevados custos de irrigação.

Para solucionar alguns desses desafios, a Ecoa, por meio do projeto RESTAURacción – apoiado pelo Serviço Florestal Canadense – implementou sistemas agroflorestais em 10 propriedades e promoveu a instalação de placas solares para gerar energia limpa para irrigação.

Os sistemas agroflorestais e de pecuária-floresta são irrigados por meio de gotejamento, que aplica gotas de água direto na raiz da planta. O método contribui para reduzir a incidência de pragas e fungos, e colabora para uma produção orgânica.

O pequeno produtor Rubens Alonso é um dos participantes do projeto e no mês de junho colheu 200 kg de abóbora. “Deu uma colheita de abóbora, já vai para venda”.

Com isso, os pequenos produtores estão produzindo alimentos orgânicos no Pantanal, contribuindo diretamente para a segurança alimentar e econômica, enquanto coexistem com a biodiversidade local.

Paisagem Modelo Pantanal

As Paisagens Modelo ou Bosques Modelo são processos sociais, inclusivos e participativos que procuram o desenvolvimento sustentável de um território. A partir disso, contribuem para alcançar objetivos como redução da pobreza, mudanças climáticas, luta contra a desertificação e metas de sustentabilidade propostas pelas Organização das Nações Unidas (ONU) para o mundo.

Os princípios que orientam sua implementação são o associativismo, a gestão da paisagem, o compromisso com a sustentabilidade, a governança, o planejamento de médio e longo prazo e o intercâmbio de conhecimentos, construção de capacidades e trabalho em rede.

É na Paisagem Modelo Pantanal que a Ecoa executa o projeto RESTAURacción com o apoio do Serviço Florestal Canandense.

A consolidação desse território é um dos objetivos centrais do projeto. É importante frisar que todas as atividades terão forte foco na igualdade de gênero e no envolvimento da comunidade e demais atores.

O que são sistemas agroflorestais?

Sistemas agroflorestais são formas de uso e manejo do solo em que árvores ou arbustos são combinados, de maneira intencional e planejada, a cultivos agrícolas e/ou animais em uma mesma área para diversificar a produção, ocupar a mão de obra, gerar renda, proteger o solo e a água, além de promover o envolvimento da população local.

Seus principais objetivos são: formar sistemas produtivos ecológicos mais sustentáveis, diversificar o cultivo da terra, elevar a qualidade de vida do produtor, melhorar e diversificar a produção de alimentos e a oferta de serviços ambientais (polinização, ciclagem de água e nutrientes, além de fertilidade do solo, entre outros).

Projeto Restauracción inicia segunda fase no Assentamento Rural 72 em Ladário (MS)

Placas solares fornecerão energia para irrigar plantações na Paisagem Modelo Pantanal

Como a agroecologia pode contribuir com um solo degradado?

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog