//

Ecoa participa de evento internacional sobre Bosques Modelo

4 minutos de leitura
Evento na Colômbia contou com a participação de André Luiz Siqueira, diretor presidente da Ecoa, e André Nunes, coordenador de projeto na organização, que participaram da 31ª Reunião da Rede Latinoamericana de Bosques Modelo (RLABM). O evento aconteceu na cidade de Pereira, em Risaralda, entre os dias 21 e 25 de novembro, e conta com apoio do Fundo Florestal Canadense e da Universidade Tecnológica de Pereira, onde aconteceram as reuniões. Os Bosques Modelo são processos sociais, inclusivos e participativos que procuram o desenvolvimento sustentável de um território.

O evento conta com a participação de diretores dos 35 Bosques modelos distribuídos em 16 países da América Latina, Caribe e Espanha. Além disso, estiveram presentes instituições parceiras como o Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), presidência da Rede Internacional de Bosques Modelos (Canadá) e instituições parceiras de apoio à Rede no Brasil e no mundo. Na ocasião, também foram aprovados dois novos Bosques modelo na Guatemala e Colômbia.

O intuito do evento é promover discussões e trocas sobre os desafios para consolidação de paisagens sustentáveis em diferentes localidades da América Latina. No Brasil, são cinco Bosques modelo e, entre eles, está a Paisagem Modelo Pantanal, onde a Ecoa atua. São quase 20 anos de floresta modelo no Brasil, sendo o ponto focal o Serviço Florestal Brasileiro.

André Luiz Siqueira explica que a realidade local foi enfatizada no evento. “Intercambiarmos com eles os processos de governança do Bosque Modelo Risaralda na gestão da Água e serviços ecossistêmicos, integrando diversos atores, incluindo jovens, lideranças femininas, áreas protegidas, universidade, bacias hidrográficas, concessionárias locais e governos, para gestão da paisagens e na manutenção da vida de mais de meio milhão de habitantes dessa região”.

No evento, também foi oficializada a criação da Rede Brasileira de Florestas Modelos composta por seis territórios: Amazônia Tapajós (AM); Mata Atlântica de Minas Gerais ( MG); Pantanal (MS); Caçador (SC); Hileia Baiana (ES e BA) e Sertão Veredas Peruaçu (MG). Foi aprovado regimento interno e ata de fundação com definição do próximo encontro em maio de 2023 em Minas gerais.

Veja mais imagens do evento:

Bosque Modelo

Os Bosques Modelo são processos sociais, inclusivos e participativos que procuram o desenvolvimento sustentável de um território. A partir disso, contribuem para alcançar objetivos como redução da pobreza, mudanças climáticas, luta contra a desertificação e metas de sustentabilidade.

Os princípios que orientam sua implementação são o associativismo, a gestão da paisagem, o compromisso com a sustentabilidade, a governança, o planejamento de médio e longo prazo e o intercâmbio de conhecimentos, construção de capacidades e trabalho em rede.

 

Alíria Aristides

Jornalista, Coordenadora do Núcleo de Comunicação da Ecoa e Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog