Em memória do líder Guató Celso Alves Ribeiro

1 min de leitura

Leia o artigo “Em memória do líder Guató Celso Alves Ribeiro”, escrito por Jorge Eremites de Oliveira, doutor em História/Arqueologia, docente e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O artigo presta homenagem a Celso Alves Ribeiro, guató que foi cruelmente assassinado na Serra do Amolar, município de Corumbá. Foi pulicado no blog Combate Racismo Ambiental, no dia 22 de fevereiro de 2021.

“Celso Alves Ribeiro foi o primeiro Guató a liderar o processo de mobilização de famílias indígenas em defesa de seus direitos: reconhecimento étnico por parte do Estado brasileiro e demarcação de uma pequena porção do território guató existente na planície de inundação. Isto aconteceu a partir de 1976 e ele foi, portanto, uma grande liderança durante os anos iniciais da disputa pela posse de uma extensão da Ilha Ínsua, onde atualmente está localizada a Aldeia Uberaba, Terra Indígena Guató, em Corumbá.”

Saiba mais clicando aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog