//

Empresas de soja dão passo relevante para a proteção do Cerrado

1 min de leitura
Foto: via Miller Magazine

Acordo empresarial: Os seis maiores traders internacionais de commodities anunciaram o acordo de desenvolvimento de um mecanismo conjunto de monitoramento do desmatamento do Cerrado, em suas cadeias de suprimento de soja. Cargill, Bunge, Archer Daniels Midland Co., COFCO International, Glencore Plc e Louis Dreyfus Company são as empresas que se comprometeram a detalhar a quantidade de soja proveniente do Cerrado e as compras feitas nos municípios que apresentam maior risco de desmatamento.

Monitoramento: Os primeiros resultados do monitoramento serão apresentados em junho. O comunicado não inclui um compromisso com o fim das compras em áreas desmatadas no Cerrado, mas pode ser um bom passo nesta direção.

Importância global: O Cerrado abrange cerca de um quarto do território brasileiro, ou seja, é o segundo maior bioma do país depois da floresta amazônica. Suas plantas afundam profundamente no solo, muitas vezes comparadas a uma floresta de cabeça para baixo, formando um grande sumidouro de carbono, cuja preservação é vital para a luta contra o aquecimento global.

Para mais informações, acesse a matéria completa da Reuters.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)