//

Encontro de agroecologia reúne representantes da Ecoa, cadeias socioprodutivas e Paisagem Modelo Pantanal

2 minutos de leitura
Nathalia, Edil, Rosana e Roselene.

Na última semana, o AGROECOL foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Estiveram presentes a diretora-presidenta da Ecoa, Nathalia Ziolkowski, Rosana Claudina (conhecida como Preta), Gisele Ferreira e Adriel de Abreu do Centro de Produção Pesquisa e Capacitação do Cerrado (Ceppec), apoiado pela Ecoa, e  Edil Corrêa e Roselene Santana, que trabalham na cadeia socioprodutiva da bocaiuva na Comunidade Tradicional Antônio Maria Coelho (Corumbá – MS), área que faz parte da Paisagem Modelo Pantanal.

Nathalia relatou a importância dessa oportunidade da interlocução entre diversos setores. “Esse diálogo entre comunidade, sociedade civil organizada e universidade é muito importante para o bom desenvolvimento de ações de conservação e apoio e defesa das comunidades nos territórios”.
O grupo fez parte de uma mesa de diálogos que evidenciou os desafios enfrentados pelos povos e comunidades tradicionais, agricultores familiares e extrativistas no Brasil, principalmente em relação à falta de apoio governamental, à destruição ambiental e à necessidade de políticas públicas mais inclusivas. Além disso, abordaram a importância de práticas sustentáveis e coletivas, como o agroextrativismo e a agroecologia, com ênfase na preservação da biodiversidade e na valorização dos saberes tradicionais. As discussões também destacaram a urgente necessidade de uma mudança no olhar para o agroextrativismo e a bioeconomia, colocando as comunidades locais como protagonistas desse processo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog