//

Equipamentos para a proteção das mulheres coletoras de isca no Pantanal

3 minutos de leitura
coleta de iscas pantanal

Coletoras de iscas vivas no Pantanal, também conhecidas como ‘isqueiras’, recebem Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), garantindo assim sua proteção ao longo das extensas horas dentro d’água.

A Ecoa atua desde o início dos anos 2000 para auxiliar as coletoras de iscas em seu reconhecimento profissional. A partir de 2011, com o Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul, a distribuição de Equipamento de Proteção Individual (EPI) passou a ser realizada. Nos últimos anos, as distribuições foram realizadas com apoio da 24ª Procuradoria Regional do Trabalho, por meio da procuradora Rosimara Delmoura.

Ao longo de todos os anos de trabalho já foram distribuídos mais de 600 macacões. 

A Ecoa atua em defesa da categoria de pescadores profissionais artesanais em diferentes frentes, por meio de articulação política e com órgãos trabalhistas, buscando garantir desde melhores condições de trabalho até a garantia de preços justos de isca.

 

No dia 21 de junho, André Siqueira, diretor de Programas e Projetos da Ecoa, esteve em campo realizando a distribuição dos equipamentos. Foram distribuídos 32 macacões para isqueiras de três comunidades no Pantanal: Porto da Manga, Porto Esperança e Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra. A maioria dos profissionais na coleta de iscas são mulheres e os EPI’s se mostram essenciais para a proteção destas.

A coleta de isca é uma atividade que apresenta perigos como infecções, ocasionadas pelas longas horas na humidade, além dos riscos devido aos animais presentes nas águas, como cobras e jacarés. Por isso, equipamentos adequados e de qualidade são vitais para a profissão que é base da pesca no Pantanal. Antes do equipamento apropriado, as mulheres estavam expostas a doenças ginecológicas por falta de equipamento adequado para coleta de isca, principalmente nos períodos de decoada.

A prática, sujeita às condições ambientais, é realizada por profissionais autônomas, por isso acidentes refletem diretamente na renda familiar, o que reforça a necessidade de EPI’s de qualidade. 

 

Leia também: Coleta de iscas Pantanal – Base do turismo de pesca.

 

Raquel Alves

Jornalista do núcleo de comunicação da Ecoa e comunicadora do projeto restauracción

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog