//

Estudo dos Frutos e da Polpa da Bocaiúva Extraída Mecanicamente para a Produção de Biodiesel

2 minutos de leitura

estudo-com-frutos-nativosProcurando obter parâmetros que norteiem o processo da extração do óleo da polpa da bocaiúva para a produção de biodiesel, frutos da bocaiuva foram coletados durante a safra de 2008 na região de Corumbá (MS) e destinados para a análise do teor de óleo na Embrapa Instrumentação Agropecuária. Na safra de 2009 foram coletados frutos na região de Miranda, MS para viabilizar a rota de processamento em despolpadora mecânica. A polpa extraída mecanicamente foi caracterizada na Embrapa Pantanal quanto ao seu teor de gordura da matéria seca a 105oC, bem como ao teor de proteína. A rota de processamento seguiu as etapas de coleta, limpeza e seleção dos frutos saudáveis e posterior processo de extração mecânica da casca e da polpa em despolpadora.

Nas caracterizações realizadas foi observado que o teor de óleo em relação à massa total variou de 6,2 a 13,2% e em média foi de 8%. Na determinação do teor de óleo em relação à massa da polpa e da amêndoa os valores aumentaram, variando de 14,4 a 30,7% e em média foi de 19%. A discrepância nos resultados dos valores médios provavelmente está relacionada à maturação dos frutos. Diferenças também foram observadas comparando-se os resultados do teor de gordura e da proteína da polpa da bocaiuva com outros trabalhos e estas podem estar relacionadas em função do tipo de solo, condições climáticas, período de coleta e outros fatores que afetam a composição dos frutos.

Faça o download da publicação: Est_Frutos_Bocaiuva_Miranda

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?