//

Ferramenta interativa permite identificar frutos do cerrado

3 minutos de leitura

Via Frutos Atrativos do Cerrado

 

O projeto Frutos Atrativos do Cerrado tem o objetivo de descrever e divulgar espécies atrativas para a fauna e sensibilizar a sociedade quanto às riquezas e importância ecológica do bioma, que possui a savana mais rica do planeta com mais de 12 mil espécies de angiospermas catalogadas e cerca de 2.500 espécies de vertebrados. Além disso, estima-se que um terço das plantas produza frutos consumidos e dispersos pelos animais, ao passo que quase metade das espécies de aves e mamíferos se alimente de frutos ou sementes de forma frequente ou ocasional.

Atualmente, a maioria das pessoas desconhece as plantas nativas, e esse desconhecimento gera desvalorização. Dessa forma, o projeto apresenta como principais ferramentas, as Chaves Interativas e os Guias de Campo para identificação das espécies. Publicado com linguagem clara, e ricamente ilustrado, esse conteúdo é acessível tanto para estudantes e pesquisadores que se dedicam à conservação do Cerrado como também para todos aqueles interessados em conhecer mais sobre esse belo e ameaçado bioma.

Chaves interativas

Araruta-do-campo. Foto: Divulgação (Frutos Atrativos do Cerrado)
Araruta-do-campo. Foto: Divulgação (Frutos Atrativos do Cerrado)

As Chaves Interativas são ferramentas de identificação práticas e de fácil manuseio. A medida que você seleciona os caracteres na chave, os táxons são filtrados até que se chegue na identificação final. O programa disponibiliza duas chaves de múltipla entrada, construídas no programa LUCID, que podem ser acessadas diretamente através da plataforma do LUCID KEY SERVER. Ambas as ferramentas são ricamente ilustradas e acessíveis tanto para estudiosos da área como para amantes da botânica e da flora do Cerrado.

1 – “CHAVE PARA FRUTOS DO CERRADO ATRATIVOS PARA FAUNA”. Estima-se que cerca de 4.000 espécies do bioma Cerrado, distribuídas em 400 gêneros, produza frutos que alimentam e são dispersos pela fauna nativa. Atualmente, estão representados nessa chave MAIS DE 300 ESPÉCIES e quase metade de todos esses gêneros de frutos, distribuídos em 85 famílias botânicas. Ricamente ilustrada, com MAIS DE 1.700 IMAGENS, a chave está bastante representativa, permitindo que você identifique as espécies mais frequentes de frutos nativos do Cerrado.

2 – “CHAVE PARA FAMÍLIAS DE PLANTAS DO CERRADO“. O bioma Cerrado possui a savana mais rica do planeta e mais de 12.000 espécies de plantas vasculares. Essa chave permite que você identifique todas as 181 famílias de plantas do bioma que produzem flores e frutos, as chamadas “Angiospermas”.

Na foto de capa Guaracava (Elaenia sp.) comendo frutos do Murici-pequeno (Byrsonima intermedia) via Flickr/Frutos Atrativos do Cerrado

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)