Por Alcides Faria, Diretor Executivo da Ecoa
– Fracking: técnica que usa intensivamente água, contaminando-a com produtos químicos tóxicos.
– O fracking é comprovadamente causador de abalos sísmicos.
– Preço alto do petróleo arranca recursos do povo e viabiliza o fracking?
– Relatório da Bloomberg mostra que os números do fracking nos Estados Unidos nunca bateram. Sempre foi uma atividade cara, com subsídios generosos escondiam o verdadeiro custo.
– As empresas petrolíferas tiveram que perfurar freneticamente mais e mais, pois os poços enfrentavam quedas médias de produção de 60% já no primeiro ano. O modelo tinha como premissa os altos preços do petróleo e do gás. Mas em todo o país, o excesso de gás (e, em menor grau, de petróleo), precipitado pelo boom do fracking, derrubou para níveis mais baixos desde a década de 1990.
– A indústria de petróleo e gás nos Estados Unidos perdeu mais de 100.000 empregos em 2021. Um relatório da Deloitte alertou que cerca de 70% dos empregos perdidos em 2020 podem não voltar este ano – ou nunca mais.
Um dos elementos importantes na complexa equação da guerra na Ucrânia é o do abastecimento de gás russo para os países da Europa. Historicamente há uma imbricação muito grande dos países da União Europeia a Rússia e seu gás – até no futebol.
Na Inglaterra, por exemplo, palco do melhor torneio de futebol do mundo, a Premier Ligue, é comum ver nos estádios publicidade da Gazprom, empresa russa da área de energia, a qual também está presente na Bundesliga, o campeonato da primeira divisão do futebol da Alemanha.