/////

Fuerte Olimpo – onde o rio Paraguai ‘conversa’ com o Pantanal e o Chaco

2 minutos de leitura

fuerte-olimpo-1

Fuerte Olimpo é hoje uma pequena cidade paraguaia localizada na margem direita do rio Paraguai, nos limites entre o Chaco e o Pantanal. Sua distância de Asunción, a capital do país, é de 480 quilômetros.

No centro de Fuerte Olimpo existem 3 morros – os “Tres Hermanos”. No do meio um caminho com 535 degraus passa por 10 estações de interpretação ambiental. Na parte superior está um mirador que leva os sentidos pela imensidão do Pantanal e também os olhos a alcançar o contorno longínquo da bela Serra da Bodoquena limitando a grande planície.

No alto de outro morro está a catedral de Maria Auxiliadora, construída com pedras da própria cidade. Transmite uma ideia de elegância com suas torres e as reminiscências de edificações medievais. Os sinos, trazidos da Itália, quando dobram levam os visitantes a percepções de tempos idos e as guerras que por ali passaram.

Uma visão especial desde uma das torres da igreja é a do Chaco e seu mar de carandás.

No alto, à direita, é possível observar os restos do forte
No alto, à direita, é possível observar os restos do forte

Como chegar

A partir do Paraguai pode-se chegar por via terrestre através rodovia Transchaco, a qual tem trechos de terra.

Pelo Brasil o meio mais fácil é contratando um barco em Porto Murtinho (MS) – uma viagem com duração de cerca de 2 horas. Os barcos de pesca circulam regularmente na região. Outra meio são os pequenos aviões para aterrisagem no campo de pouso existente na cidade.

A história

Construído em 1792 como Fuerte Borbon em homenagem aos reis da Espanha à época, seu objetivo original foi a defesa frente aos bandeirantes portugueses. A denominação foi mudada em 1.823 para Fuerte Olimpo com os tempos de libertação pela América Latina e rompimento com a Coroa espanhola. O nome “Olimpo” viria da similaridade com o monte Olimpo da Grécia Clássica.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?