//

Garimpo em terras indígenas não traz progresso social – Destaques GT Infra

3 minutos de leitura
garimpo ilegal
Garimpo ilegal em Marabá, no Pará. — Foto: Warley de Andrade/TV Brasil

GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil.

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT:

 

Produção de energia solar já supera potência de Itaipu

Folha de S. Paulo destacou em reportagem os dados da Absolar, que divulgou que a potência instalada de geração própria de energia solar no Brasil chegou a 14 gigawatts em outubro, superando a potência da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina são os estados líderes em capacidade instalada.

 

Garimpo em terras indígenas não traz progresso social

O garimpo tem aumento na Amazônia Legal, mas o aumento da exploração não está relacionado à melhoria de vida da população. Um novo trabalho, produzido pelo Instituto Socioambiental (ISA) deixa isso claro. Acesse aqui.

 

Escolhas lança estudo sobre agricultura urbana e periurbana em Belém

O Instituto Escolhas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, lança o estudo “Os desafios e o potencial da Agricultura Urbana e Periurbana em Belém”, pesquisa que analisou os vários tipos de agricultura praticada, seus principais desafios e potencialidades. Segundo destacou o G1, os alimentos produzidos na região poderiam alimentar 1,7 milhão de pessoas. Também estão disponíveis outros dados, que podem ajudar no desenvolvimento de ações e políticas, com recomendações para promover a agricultura urbana sustentável na cidade, como pontuou a Agência Belém. A plataforma oficial mostra os detalhes de maneira bem visual.

 

GT Infra em ação

Disponível no Youtube: “Belém 2030: localizando os ODS no ambiente urbano” 

Foi realizado nesta quarta-feira (19/10), dentro da programação do ONU Habitat Brasil, o webinário “Belém 2030: localizando os ODS no ambiente urbano”, realizado pela International Rivers, urbeOmnis e GT Infraestrutura. Os participantes apresentaram as ações realizadas pelo poder público por meio de instrumentos de planejamento e gestão urbanos bem como estudos e projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil e pela academia. Não conseguiu acompanhar? O vídeo continua disponível no Youtube. Vale à pena!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog