//

Novo relatório do IPCC – destaques do GT Infra

5 minutos de leitura
Foto: Freepik

GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil”.

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT:

IPCC divulga novo relatório e diz que hora para agir é agora

Segundo o último relatório do Painel Intergovernamental relatório sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado nesta segunda-feira (4/4), sem imediatas e profundas reduções de emissões em todos os setores, limitar o aquecimento global a 1,5°C até 2030 está fora do alcance. O documento trouxe sugestões importantes sobre o que o mundo pode fazer para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, mas alertou que, apesar dos avanços, não estamos no caminho certo. Essa reportagem do Climatempo explica, de forma simples, os principais pontos.

Ministra Cármen Lúcia cobra de Bolsonaro plano para combater o desmatamento

Em julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), duas das sete pautas do pacote “ambiental”, referentes à Amazônia, receberam pedido de vista e foram suspensas. A interrupção se deu após o voto da ministra Cármen Lúcia, que fez duras críticas sobre a condução de Bolsonaro na área e determinou que o governo federal apresente um plano de combate ao desmatamento em até 60 dias.  Veículos, como UOL e O Globo, deram mais detalhes.

Facebook identifica militares como administradores de perfis com desinformação sobre a Amazônia

O Facebook identificou e derrubou, nesta quinta-feira (7/4), perfis que divulgavam notícias falsas ou enganosas sobre desmatamento na Amazônia, com postagens que também atacavam ONGs dedicadas ao meio ambiente. Reportagem do Estadão mostrou que oficiais do Exército Brasileiro foram apontados pela investigação da Meta (holding do Facebook) como “chefes” desses perfis.

Ministro da Agricultura defende mineração em terras indígenas

Durante sua primeira reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o novo ministro da Agricultura, Marcos Montes, defendeu o projeto que propõe legalizar a mineração em terras indígenas, com uma justificativa de que isso seria estratégico, como repercutiu o Valor. No entanto, ele também admitiu que o tema é “delicado” e precisa ser “analisado com cuidado”.

ATL quer 1 milhão de assinaturas contra o PL 191

Enquanto isso, em Brasília, começou o 18º Acampamento Terra Livre (ATL), que deve ficar até 14 de abril na área central da capital federal com foco em combater o que os líderes estão chamando de “agenda anti-indígena”, como detalhou o G1. Um dos momentos mais importantes até agora foi o lançamento da Carta Aberta contra o PL 191. O documento denuncia as irregularidades e riscos do projeto e está aberto para receber assinaturas online. A expectativa é a de conseguir, pelo menos, um milhão de apoiadores.

Inscrições abertas: Workshop Planejamento de ações para proteção de rios

A Coalizão de Proteção Permanente de Rios do Brasil está com inscrições abertas para o Workshop Planejamento De Ações Para Proteção De Rios, que vai acontecer no dia 14 de abril de 2022, das 16h às 19h (Horário de Brasília). A Coalizão está se constituindo em uma rede de organizações que busca a implementação de políticas em defesa e proteção permanente  dos rios do Brasil. Para se inscrever, envie um e-mail até 12 de abril de 2022 para iarmani@internationalrivers.org.

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog