//

Governadores respaldam a visão, as prioridade e os planos para o Grupo BID

12 minutos de leitura
  • Os Governadores expressaram seu apoio à visão e prioridades propostas pelo novo Presidente do BID —apresentadas na Reunião Anual— para a América Latina e o Caribe e para o Banco. 
  • Houve consenso de que o impacto da eficácia do desenvolvimento deveria estar no centro do trabalho do Grupo do BID. 
  • Os Governadores instruíram que as principais reformas anteriormente confiadas ao BID serão abordadas no processo de desenvolvimento da Nova Estratégia Institucional para considerá-las em conjunto e levar em conta suas complementaridades. 
  • Os Governadores expressaram seu apoio à nova visão e modelo de negócios do BID Invest, ordenando a elaboração de uma proposta de aumento de capital. Os governadores pediram ao BID Lab que iniciasse as negociações para repor os recursos. 

Via BID Notícias

CIDADE DO PANAMÁ – As Assembleias de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do BID Invest aprovaram resoluções que moldarão o futuro do BID, do BID Invest e do BID Lab, que juntos formam o Grupo do BID. Os Governadores também expressaram seu apoio à visão e prioridades do novo Presidente do BID. 
 
Os Governadores encomendaram a preparação de uma proposta de aumento de capital para o BID Invest a fim de implementar um novo modelo de negócios que aumente seu impacto no desenvolvimento por meio do setor privado. 
 
Os Governadores aprovaram o início das negociações que culminariam em um novo modelo de financiamento para o BID Lab. 
 
A Assembléia de Governadores reiterou a importância de desenvolver uma nova proposta de Estratégia Institucional para o Grupo do BID. A Estratégia Institucional do Grupo BID constitui sua orientação estratégica básica. Espera-se que a Nova Estratégia, que deverá ser aprovada na próxima Reunião Anual em 2024, fortaleça a coordenação dentro do Grupo do BID e determine o trabalho futuro em áreas-chave previamente designadas pelos Governadores. 
 
O Presidente do BID, Ilan Goldfajn, apresentou aos Governadores suas prioridades: questões sociais como segurança alimentar, pobreza e desigualdade, saúde e educação; mitigação e adaptação às mudanças climáticas, incluindo como lidar com desastres naturais cada vez mais frequentes; e infraestrutura digital e física sustentável, com ênfase na integração regional. Ele também destacou a importância da preservação da biodiversidade por meio de um Programa Regional Amazônico. Os Governadores reconheceram a coincidência das prioridades do Presidente Goldfajn com as necessidades da região. 

De acordo com o presidente Goldfajn, áreas transversais em todas as atividades do Grupo do BID, como gênero, diversidade e inclusão, bem como clima, devem ser propostas para serem elevadas na organização. 
 
Nova Estratégia Institucional do Grupo BID 
 
Em sua apresentação aos Governadores, o Presidente Goldfajn prometeu trabalhar com as Diretorias Executivas do BID e do BID Invest na preparação da Nova Estratégia Institucional. 
 
Os Governadores instruíram que as principais reformas anteriormente confiadas ao BID serão abordadas no processo de elaboração da Nova Estratégia Institucional para considerá-las em conjunto e levar em conta suas complementaridades. 
 
Nova visão e modelo de negócios para o BID Invest 
 
Os Governadores expressaram seu apoio ao BID Invest ao encomendar a elaboração de uma proposta de capitalização para colocar em prática a nova visão e o novo modelo de negócios que permitiria à instituição do Grupo BID voltada para o setor privado expandir seu nível de investimento e impacto em toda a América Latina América e Caribe. Além da proposta de capitalização, espera-se que o BID Invest prepare um plano de implementação que será apresentado à Diretoria Executiva em 2023. 
 
Com um aumento de capital, o BID Invest expandiria seus serviços de assessoria para garantir maior eficácia de suas intervenções e ampliar as oportunidades para as economias menores da região. Da mesma forma, o BID Invest fortaleceria e aprofundaria as sinergias com todo o Grupo do BID para oferecer à região uma resposta mais holística aos desafios do desenvolvimento. 
 
O novo modelo de negócios forneceria ao BID Invest as ferramentas necessárias para aumentar sua capacidade de investimento em capital e instrumentos em moeda local, bem como aumentar o volume de empréstimos. O objetivo é aumentar a ambição da instituição em relação a compromissos relacionados a clima, gênero, diversidade e inclusão, entre outros. 
 
“O mundo mudou dramaticamente nos últimos anos e os princípios operacionais do passado não são suficientes para enfrentar os desafios urgentes de hoje”, disse James P. Scriven, gerente geral do BID Invest. “Nossa nova visão é muito clara. Queremos dimensionar o impacto que nossos projetos têm na vida das pessoas por meio de maior foco, maior ambição e maior colaboração com parceiros por meio de maior mobilização.” 
 
O BID Invest tornou-se um parceiro fundamental para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe, alavancando recursos para trazer desenvolvimento por meio do setor privado. 

Financiamento futuro do BID Lab 
 
Em relação ao BID Lab, laboratório de inovação do Grupo BID, os Governadores autorizaram o início das negociações para sua recapitalização com novos recursos financeiros, com o objetivo de tomar uma decisão em abril de 2024. 
 
Irene Arias, gerente geral do BID Lab, disse que “o objetivo é ajudar a fortalecer a abordagem única e a orientação ao cliente, bem como construir um novo modelo de financiamento, no qual o BID Lab evolui da dependência exclusiva de doadores para uma diversificação de fundos mais sofisticada Iremos trazer uma aposta mais acentuada em soluções inovadoras de inclusão, orientadas para uma maior eficácia no desenvolvimento e otimização dos nossos instrumentos financeiros.” 
 
A capacidade diferenciada do BID Lab para assumir riscos e apoiar a inovação empresarial, juntamente com sua complementaridade com o restante do Grupo BID, o tornam único no sistema financeiro multilateral. 

Eficácia de desenvolvimento 
 
O Presidente Goldfajn destacou a necessidade de ver a eficácia do desenvolvimento como um processo holístico que inclui direcionar o impacto, medir o que é importante, boa governança, aprender e ajustar para obter conhecimento e meritocracia com base na eficácia. Isso exigirá que o Grupo do BID se comprometa com uma transformação cultural que coloque o impacto no centro do Grupo. Alcançar impacto é uma responsabilidade compartilhada. O Grupo do BID precisará se concentrar mais no desenvolvimento de capacidade para ajudar os países a garantir a sustentabilidade do impacto alcançado. 
 
“O que importa aqui não é o número de empréstimos que aprovamos, nem o tamanho dos nossos empréstimos”, acrescentou. “O principal é o impacto tangível e mensurável no desenvolvimento, com resultados concretos que cheguem aos cidadãos”. 
 
O presidente Goldfajn afirmou que é importante abordar questões estruturais e culturais que sustentam a capacidade de entrega. “Devemos transformar nossa maneira de ver a eficácia”, afirmou. 
 
Outros temas importantes que fizeram parte da Reunião Anual foram o Relatório Macroeconômico e o Programa Regional Amazônico. 
 
Mais de 2.000 participantes compareceram, naquela que foi a primeira Reunião Anual presencial em quatro anos. Com o objetivo de debater e gerar conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento, foram realizados seis seminários técnicos. Especialistas e profissionais discutiram temas como redução da pobreza e da desigualdade; biodiversidade e crescimento sustentável; infraestruturas sustentáveis ​​e inclusivas e integração regional; segurança alimentar e energia sustentável; esforços públicos e privados para promover a agenda de gênero e diversidade; e mudanças climáticas. 
 
A Assembleia de Governadores é o órgão máximo de decisão do BID e do BID Invest, e é composta por ministros da Fazenda e outros altos funcionários dos 48 países membros das instituições. 

Sobre o Grupo BID 
 
O Grupo BID é a principal fonte de financiamento para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe. O Grupo ajuda a melhorar vidas fornecendo soluções financeiras e insights de desenvolvimento para clientes nos setores público e privado. O Grupo é formado pelo BID, que trabalha com governos há mais de 60 anos; BID Invest, que colabora com o setor privado; e o BID Lab, que experimenta formas inovadoras de impulsionar um crescimento mais inclusivo.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog