Notícia do Rondônia Agora, do dia 8 de março, informa que o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, decretou Estado de Alerta por causa do nível do Rio Madeira. O rio alcançou 15,20 metros, ultrapassando a cota de alerta que é de 14 metros. “Se chegar a 15,50 metros muitas casas nas regiões de risco vão ser alagadas”, disse o secretário de Projetos Especiais e Defesa Civil (Sempedec), Vicente Bessa.
São as consequências da construção de hidrelétricas e a desconsideração dos alertas de cientistas e organizações não governamentais sobre as obras. Calcula-se que inicialmente cerca de 150 famílias na Capital e outras 200 no distrito de Abunã serão afetadas, caso as águas do Madeira cheguem a 15,50 metros.
A matéria aponta como agravante o fato de todo distrito ter que ser transferido para uma região mais alta. Estudos realizados pela Agência Nacional de Águas (ANA) indicam que o nível do lençol freático está muito elevado por causa do reservatório da usina de Jirau. Isso prejudica as atividades agrícolas na região, uma das principais fontes de sobrevivência das famílias.