/////

Hidrovias danosas no Pantanal e Amazônia

1 min de leitura

Uma das coisas que a Hidrovia na Amazônia e a Hidrovia no Pantanal tem em comum são os efeitos danosos que terão sobre o ambiente e a sociedade.

O governo peruano propôs o transporte fluvial na Amazônia como uma solução para o transporte de cargas, quando na verdade este projeto pode ter sérios impactos sobre os rios, comunidades locais e a biodiversidade, alguns deles são mostrados na animação da WCS Perú.

São propostas permanentes dragagens como no projeto da Hidrovia Paraná Paraguai (HPP) – mostrado no último documento divulgado sobre: o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Este ano, o tema da Hidrovia foi debatido em reunião realizada com pesquisadores, representantes de ONGs, pescadores e líderes comunitários.

Uma análise das dragagens da HPP foi divulgada em documento sobre o EVTEA, feito por Alcides Faria (Ecoa), revelando os efeitos catastróficos que a Hidrovia pode trazer ao Pantanal. E, na Amazônia, não será diferente, tendo impactos diretos nos mais vulneráveis.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)