///

Impactos das hidrelétricas em larga escala e as estratégias de adaptação das comunidades nas zonas rurais da várzea amazônica do rio Madeira

2 minutos de leitura
Rio Madeira. Imagem: Anderson Riedel/Agência Brasil.

“Large-scale hydropower impacts and adaptation strategies on rural communities in the Amazonian floodplain of the Madeira River”

Com base em entrevistas, este estudo compila as percepções dos pescadores em relação às mudanças associadas à construção das grandes barragens de Jirau e Santo Antonio, no rio Madeira. “O objetivo foi compreender os impactos e estratégias de adaptação das comunidades ribeirinhas diante dos projetos hidrelétricos de grande porte na Amazônia brasileira”. Tal como demonstrado em estudos anteriores, a maioria dos entrevistados (91%) indicou declínios nos rendimentos após as barragens, tanto nas zonas a montante como a jusante. Além disso, a composição dos rendimentos também variou (no sentido de peixe com menor valor de mercado), os lucros globais da pesca diminuíram, o esforço de pesca aumentou (em termos de tempo e distância percorrida) e a utilização de artes de pesca tradicionais foi reduzida. “O peixe era consumido ‘todos os dias’ antes das barragens, mas 1–2 vezes por semana ou raramente depois da construção das barragens.”

Curiosamente, 53% dos pescadores afirmaram que os preços do peixe aumentaram globalmente após as barragens – provavelmente porque o peixe se tornou mais escasso. Estes resultados lançam luz sobre os potenciais desafios enfrentados pelos pescadores e para quais estratégias de adaptação eles evoluíram para manter os meios de subsistência desde a construção das barragens. Mostra também que os residentes a montante, 8 anos após as barragens, provavelmente diversificaram as suas actividades econômicas para se tornarem menos dependentes da pesca devido aos impactos descritos.

Resumo de Enrique Ortiz – Andes Amazon Fund.

Leia aqui o artigo original  Large-scale hydropower impacts and adaptation strategies on rural communities in the Amazonian floodplain of the Madeira River

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog