Incêndio avança às margens da BR-262

1 min de leitura
Imagem: Firms/NASA.

Imagens do Firms (Fire Information for Resource Management System) da NASA, indicam incêndios entre os municípios de Miranda e Corumbá, no MS, às margens da rodovia federal BR-262. Na área demarcada há o grande avanço de um foco iniciado às margens da rodovia e que não foi combatido a tempo.

Os incêndios causaram ‘neve’ de cinzas em Miranda, cidade encoberta em névoa de chamas próximas ao Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro. O município está em situação de emergência desde terça-feira (14).

A situação é resultado do tempo seco instalado em boa parte do país e dos inúmeros focos de queimadas que se alastram pela região do pantanal.

Segundo dados do Programa Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre terça (14) e quarta-feira (15), foram registrados 111 focos de incêndio em Miranda, o segundo maior número no estado. Em primeiro está Corumbá (MS) com 154 focos registrados no mesmo período.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

O Pantanal e as onças. O que fica claro nas entrevistas de pesquisadores sobre as onças no Pantanal e o ataque ao senhor Jorge, caseiro de pousada nas margens do rio Aquidauana (MS), é que são necessárias novas pesquisas sobre a a fauna região, pois tempos de eventos climáticos extremos, como as grandes secas de 2020 e a de 2024, certamente provocam alterações profundas nos ecossistemas que dão suporte aos animais. Em 2021 as onças devoraram todos os cachorros das famílias que vivem ao longo do rio Paraguai e invadiram casas e agora, em 2025, chegam informações, através de nossas redes, de que em algumas regiões voltam a atacar cachorros. (Alcides Faria)