O LASA (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) publicou uma Nota Técnica 01/2024 com a avaliação da situação do fogo no Pantanal – Junho 2024.
Segundo os pesquisadores, a probabilidade da área queimada exceder 2 milhões de hectares até o final de 2024 é superior a 80%. A análise foi feita com base na evolução das áreas afetadas pelo fogo e condições climáticas no Pantanal de 1 de janeiro a 23 de junho de 2024.
A Nota enfatiza a “necessidade urgente de políticas e ações coordenadas para a prevenção e combate aos incêndios, a probabilidade da área queimada exceder 2 milhões de ha até o final de 2024 é superior a 80%.”
Leia mais em: Fenômeno La Niña com alta probabilidade para o segundo semestre. Incêndios de 2020 no Pantanal ocorreram durante La Niña
No dia 19/06/2024, publicamos uma fala da Dra. Renata Libonati, especialista do LASA UFRJ sobre a probabilidade de 50% de o Pantanal queimar mais de 5 milhões de hectares este ano, entendimento da Ecoa e de outros participantes presentes na reunião com representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais)/Ibama. A pesquisadora considerou que houve equívoco na fala e retiramos do ar. Por isso, trazemos aqui a informação atualizada da Nota Técnica assinada por ela e outros membros do LASA UFRJ.
Reforçamos a necessidade de trabalhar a prevenção visando o pior cenário possível, devido à alta probabilidade de incêndios no Pantanal, considerando eventos climáticos extremos, condições hidrológicas (nível do Rio Paraguai baixo), tempo seco, ventos que espalham o fogo e a queima de invernadas.