Tecendo a Rede de Resistência das Mulheres do Cerrado e Pantanal
Informe Nacional da articulação entre mulheres dialogando sobre gênero, conservação ambiental e modos de vida
O ano de 2019 é um que entra para a história com as mulheres do Cerrado e do Pantanal brasileiro que juntas se articulam para a defesa de seus territórios e seus direitos humanos.
A Ecoa, a Action Aid e o CEPF – Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos/IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil apoiam diretamente essa rede de resistência e realizaram, somente no ano passado, três grandes eventos que reuniram 230 mulheres. Mulheres representantes de comunidades tradicionais, grupos agroextrativistas e pesquisadoras de organizações governamentais e não-governamentais.
Um dos resultados destes encontros foi a publicação de um informe nacional sobre a agenda gênero e meio ambiente, que recentemente entrou para a lista dos 7 destaques globais do ano de 2019 do Relatório de Impacto produzido pelo CPEF.
O informe será lançado oficialmente durante a Semana do Meio Ambiente, em uma transmissão ao vivo feita pelo Facebook da Ecoa, organizada e promovida por algumas das mulheres que participaram deste trabalho. Aproveita-se o debate central do evento on-line: “Mulheres, territórios e meio ambiente por Elas”.
Uma iniciativa somada a mobilização de várias redes e organizações a CerraPan – Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal, Rede Pantanal, Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e a Rede Cerrado.
Por fim, a publicação completa já está disponível no link abaixo! Inteiramente produzida por mulheres, com 6 textos que versão sobre suas articulações pela conservação do meio ambiente e valorização e respeito de seus modos de vida: