/////////

4 eventos imperdíveis para você participar na Semana do Meio Ambiente

8 minutos de leitura
2

Mesas de debate a tratar do desmatamento, queimadas, crises ambientais e a agenda gênero e ambiente são imperdíveis na semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. São três dias de evento, de 3 a 5 de junho, e quatro encontros conduzidos por especialistas nacionais e internacionais nos temas apresentados.

Debates urgentes, e virtuais em tempos de COVID-19, que você pode acompanhar e participar através da transmissão ao vivo pelo Facebook da Ecoa.

São estes os encontros:

Dia 3 de junho

10h (Brasília-DF)

Ocupação e Conservação no Pantanal: Ciência e Políticas Públicas no reconhecimento das comunidades tradicionais.

Debate promovido pela Ecoa, no dia em que celebra seus 31 anos de história, pelo Projeto transfronteiriço ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), que tem apoio da União Europeia, e pela Rede Pantanal e o Observatório do Pantanal.

Conduzido por:

André Luiz Siqueira – Biólogo e Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e Diretor Presidente da Ecoa. Atua nos temas de direito ao uso da terra, desenvolvimento integral de comunidades e conservação da biodiversidade no Pantanal. Coordenador, na porção brasileira, do projeto transfronteiriço ECCOS pela Ecoa.

Rafael Morais Chiaravalotti – Pesquisador do Smithsonian Conservation Biology Institute, do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, e Diretor Científico da Ecoa. Doutor em Antropologia pela Universidade Colégio de Londres. 

Dia 3 de junho

15h (Brasília-DF)

Mulheres, territórios e meio ambiente por Elas.

+ Lançamento do Informe Nacional de Gênero e Conservação Ambiental no Cerrado e Pantanal.

Debate promovido pela Ecoa, CerraPan – Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal, Rede Pantanal, Observatório do Pantanal, Projeto ECCOS, IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil/CPEF Cerrado – Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos, Rede Cerrado, Action Aid e pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado.

Conduzido por:

Nathália Ziolkowski – Socióloga, Mestre em História das Mulheres, pesquisadora da Ecoa – Ecologia e Ação, secretariando a CerraPan e integrante da coordenação da Rede Pantanal – Núcleo Rede de Mulheres.  

Preta (Rosana Sampaio) – Agricultora familiar, agroextrativista e atual Diretora do Ceppec – Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado, que é uma das organizações fundadoras da Rede Cerrado, além de ser uma das coordenadoras da CerraPan – Rede de Mulheres do Cerrado e Pantanal.  

Beth Cardoso – Agrônoma e Mestre em Agroecologia. Feminista, extensionista rural e pesquisadora. Coordenadora Técnica do CTA/ZM – Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata e integrante da coordenação do GT Mulheres da ANA – Articulação Nacional de Agroecologia.

Romy Cronembold (Bolívia) – Engenheira comercial, pós-graduada em áreas protegidas, gestão territorial e gestão de riscos de desastres. Atua há 12 anos na concepção e implementação de projetos de desenvolvimento sustentável na FCBC – Fundación para la Conservación del Bosque Chiquitano. Membro do Comitê de Gênero da Fundação.

Graciela Rodriguez – Agrônoma e Socióloga de formação, feminista, Coordenadora do Instituto EQUIT – Instituto Gênero, Economia e Cidadania Global, pesquisadora da Rede de Gênero e Comércio, que acompanha os acordos comerciais e de investimento. Membro da REBRİP – Rede Brasileira pela Integração dos Povos e integrante da AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras.  

4 de junho

10h (Brasília-DF)

Cuenca del plata, cinco países Las crisis de un territorio común.

O encontro a tratar das crises ambientais, econômicas e a água, na perspectiva Argentina/Bolívia/Paraguai/Uruguai e Brasil – um território comum: a bacia do rio da Prata, é realizado pela Rede Pantanal, Observatório do Pantanal e a Ecoa.

Apresentado por:

Jorge Daneri (Argentina) – Advogado, membro da Unidade de Articulação Ecológica da Fundação La Hendija do Paraná e da Associação Argentina de Advogados Ambientais. Foi um dos coordenadores e fundadores da Coalizão internacional Rios Vivos.

Alcides Faria – Biólogo, um dos fundadores da Coalizão internacional Rios Vivos e Diretor da Ecoa.

5 de junho

10h (Brasília-DF)

Desmatamento e Queimadas na Amazônia, Chaco e Pantanal

O evento é realizado pela Ecoa, Projeto ECCOS, Observatório do Pantanal, Rede Pantanal, WWF-Brasil, FAN – Fundación Amigos de la Naturaleza e International Rivers.

Apresentam:

Carlos Pinto (Bolívia) – Engenheiro florestal, com mais de 15 anos de experiência em iniciativas de gerenciamento de incêndios na Bolívia. Membro da Rede Sul-Americana de Incêndios Florestais. Atualmente, ele é gerente de projetos da Fundação Amigos da Natureza, em Santa Cruz de la Sierra – Bolívia.

Osvaldo Barassi Gajardo – Engenheiro Florestal, Pós-graduado em Gestão Ambiental, especialista em manejo de áreas silvestres protegidas. Trabalha no WWF-Brasil como Gestor de Projetos do Programa de Conservação Amazônia. Desde setembro de 2019, está responsável pela coordenação e implementação do Fundo Emergencial de Combate a Incêndios Florestais e Proteção Territorial na Amazônia. 

Flávio Montiel – Bacharel em Ciências Sociais (UnB) e pós-graduação em Desenvolvimento Socioambiental da Amazônia (Universidade de Londres). Experiência em gestão ambiental com foco em sistemas de monitoramento e controle, prevenção de acidentes e emergências ambientais (queimadas, incêndios derramamento de produtos tóxicos e perigosos), avaliação de impactos em bacias hidrográficas e rios, provenientes da implantação de projetos de infraestrutura e industriais e legislação ambiental. International Rivers Campaigner.

Você pode interagir com os palestrantes através dos comentários da transmissão ao vivo pelo Facebook. Participe!

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

2 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog