///

Jaburu, o cara das águas do rio Paraguai

2 minutos de leitura
Jaburu e o diretor da Ecoa, André

Alessandra Marimon – Ecoa

piloteiro-jaburu
Jaburu é o preferido de pesquisadores e também de artistas como Luan Santana

Ele é guia turístico de pesca e de turismo contemplativo, piloteiro e também assistente em pesquisas. O autônomo e multitarefas Jocemir Antunes, mais conhecido como Jaburu, é “o cara” para quem deseja viajar de voadeiras – é assim que chamam os barcos pequenos – ou pequenas lanchas pelo rio Paraguai, a partir de Corumbá.

Homem de confiança, trabalha há aproximadamente 30 anos na área e conhece o rio Paraguai e suas lagoas e baías como ninguém. Jaburu é o “piloteiro oficial” de dezenas de pesquisadores, inclusive do exterior como da Universidade do Arizona (EUA), e também de universidades brasileiras como a Unesp (SP) e a UFMS. Pilota também para artistas como Luan Santana e sua família.

Com a Ecoa, Jaburu trabalha há aproximadamente 5 anos. É um homem de muitas capacidades, como a demonstrada quando teve que sair do rio Paraguai à noite e ir até o Porto Jofre, no rio Cuiabá, município de Poconé (MT), e voltar em uma emergência. Navegou em total segurança e cuidado e cumpriu a missão.

Por ser um trabalhador autônomo é preciso alugar ou obter um barco antes de contratar seus serviços, mas ele pode também resolver isso, conseguindo um barco de aluguel.

Jaburu e o diretor da Ecoa, André
Jaburu e o Diretor Presidente da Ecoa, André Siqueira

Custo da diária: Cerca de R$ 120
Telefones: (67) 96037593/ (67) 98298870

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.