/

Jornal O Globo destaca ação das brigadas comunitárias em incêndios no Pantanal

1 min de leitura
Vergínia Paz durante curso de manejo integrado do fogo (Imagem: Talita Oliveira)

Há 23 anos, a Ecoa, em parceria com o Ibama, vem equipando e capacitando comunidades indígenas e ribeirinhas para atuar como primeira resposta aos focos de incêndio. O assunto foi tema de uma reportagem publicada ontem (27) pelo Jornal O Globo, que destaca a importância dos “Guardiões do Pantanal” na preservação do bioma.

A demanda pelo trabalho desses voluntários vem crescendo, principalmente depois do trágico ano de 2020, quando se fazia necessário o enfrentamento às chamas em sua origem. Para auxiliar nesse objetivo, os brigadistas contam com abafadores, assopradores, bombas, mangueiras, enxadas e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). O conhecimento adquirido por eles serve também para educar produtores rurais da região sobre como realizar limpezas adequadas de pastagem.

A rede de contatos estabelecida com as brigadas é outra ferramenta importantíssima. Grupos como a Associação de Mulheres da APA sabem identificar tanto a posição dos focos quanto a extensão dos incêndios, e, caso seja necessário, acionam o Corpo de Bombeiros ou PrevFogo rapidamente.

Por fim, o texto reforça a principal demanda dos brigadistas, que é a necessidade de mais veículos. Barcos e caminhonetes são essenciais para agilizar os combates e alcançar pontos de ignição em margens opostas dos rios, e o suporte aéreo também possibilitaria chegar até terrenos de biomassa mais densa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog