Lançamento de livro sobre crise hídrica e mestres da sustentabilidade em Rio Preto

3 minutos de leitura
Rafael Morais Chiaravalloti é PhD candidate, Universidade Colégio de Londres.

O pesquisador e diretor de políticas públicas da Ecoa – Ecologia e Ação, Rafael Morais Chiaravalloti, lança em 16 de outubro, na livraria Leitura em São José do Rio Preto, o livro: “O Homem que salvou Nova York da falta de Água e outros 11 mestres da Sustentabilidade”. Formado como Mestre em Conservação e Sustentabilidade pela ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, Doutorando pela University College London e finalista do prêmio Rolex Awards para jovens visionários de 2015, o autor é um entusiasta não só de ações ligadas à sustentabilidade planetária, como pelas histórias de pessoas inspiradoras, que batalham para que projetos e ações práticas nesse campo aconteçam.

“Com certeza temos muitos problemas a serem resolvidos na atualidade. No entanto, também existem soluções. Busquei relatar aqui 12 histórias de pessoas que estão conseguindo tornar o mundo um lugar um pouco melhor”, afirma o autor.

sustentabilidade-livroO livro, publicado pela editora Matrix, fala não só dos já conhecidos resultados das ações de mestres como Chico Mendes, John Elkington e Marcio Ayres, mas como foi o “pulo do gato” ou o momento crucial das vidas dessas pessoas que fizeram com que eles olhassem para os desafios socioambientais de maneira diferenciada e se arriscassem em busca por soluções para eles, nos seus diferentes campos de atuação. Este é o caso da história do personagem que dá título ao livro: Albert Appleton, ou “o homem que salvou Nova York da falta d’agua”.

“Talvez o mais importante da história de Albert não seja o modelo que ele resolveu o problema de Nova York cidade apenas replantando as áreas desmatadas, buscando um melhor manejo da terra e reduzindo o desperdício e sem construir nenhum obra. O mais importante a saber sobre essa história é que com ela entendemos que ‘a única forma de se chegar ao impossível é acreditar que ele é possível'”, afirma Rafael.

Além dos já citados, o livro aborda os legados para a sustentabilidade de Ray Anderson, Claudio e Suzana Padua, Roberto Waack, Harri Lorenzi, Patricia Pinho, Walfrido Tomas, Teresa Corsão e Ricardo Voltolini.

“É apenas um recorte de pessoas que me inspiram e que também inspiram o mundo a ser um lugar melhor. Assim como eles, existem muito mais personalidades fazendo e mostrando as diversas possibilidades de transformação das nossas sociedades em busca por melhoria de vida e que garantam a sustentabilidade no planeta. Dar voz a essas pessoas é sempre fundamental para que não esqueçamos do que eles já construíram e para que outros futuros líderes e mestres possam surgir futuramente”.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog