Matéria originalmente publicada em 1 de junho de 2023.
Via National Geographic (En español)
Vários mitos e histórias fizeram dos morcegos uma espécie incompreendida ao redor do mundo. Isso faz com que muitas das vantagens que esses animais proporcionam ao meio ambiente sejam desconhecidas.
Esses voadores, únicos em seu tipo, são fundamentais para um bom desenvolvimento do meio ambiente, pois como polinizadores, dispersores de sementes e controladores de pragas, mantêm a biodiversidade dos ecossistemas que habitam em equilíbrio.
São registradas mais de 1.300 espécies no mundo, representando 20% das variedades de mamíferos do planeta.
Os morcegos têm uma grande importância ecológica devido ao seu impacto positivo na natureza.
Exemplos do impacto positivo do morcego no meio ambiente:
– Estes animais são essenciais na manutenção e regeneração de florestas. Seu “guan”, (deriva do quíchua “wánu”, “fertilizante”) serve como fertilizante em grandes quantidades. Isso faz com que seja uma alternativa natural e orgânica para o cultivo agrícola.
– Quando comemos uma fruta tropical, não podemos imaginar que poderia ter sido um morcego que agiu como um polinizador ou dispersou a semente que fez a árvore crescer.
– Também devemos agradecer outras ações, como a eliminação de mosquitos que se tornam portadores de várias doenças.
O morcego elimina insetos e pragas que consomem as culturas.
O principal perigo que as populações de morcegos enfrentam é o ataque direto do ser humano. Infelizmente, em muitas ocasiões é absurdamente incitado, seja por causa de sua aparência particular, seus hábitos noturnos ou toda a série de mitos incomuns que os cercam.
A realidade é que, apesar de serem considerados “vampiros”, ou seja, consumidores de sangue, apenas 3 espécies são hematófagos. Já que se alimentam de sangue bovino, principalmente vacas. A ingestão de sangue desses morcegos é mínima, o que desmistifica o fato de que eles afetam a indústria pecuária.
No entanto, eles também enfrentam outras ameaças devido a vários fatores, entre os quais:
– A Síndrome do Nariz Branco é uma doença que já matou mais de um milhão de morcegos em menos de quatro anos.
– Os pesticidas.
– A destruição do seu habitat.
Para os especialistas, é imperativo cuidar dessa espécie e quebrar muitos mitos e mentiras sobre eles. Visto que, algumas pessoas têm repulsa. Além disso, grande parte da população não conhece o papel benéfico que desempenha.
Fotos por: National Geographic (En español)
Quer ajudar a conservação de polinizadores?
Acesse a loja da Ecoa e conheça as canecas do Programa Oásis de conservação de polinizadores.