///

Mural de Mundano homenageia brigadistas

3 minutos de leitura

Quem passar pela Avenida Prestes Maia, que fica de frente para a rua 25 de março, no centro de São Paulo, verá uma belíssima homenagem aos brigadistas que vêm combatendo incêndios no Pantanal, Amazônia e Cerrado.

O mural desenhado com aquarela de cinzas pelo artista plástico Mundano é uma releitura da obra “O lavrador de café” (1934), de Cândido Portinari. “Além do brigadista no lugar do lavrador, há um esqueleto de jacaré sobre um chão trincado – visto no Pantanal seco – onde, na obra de Portinari, havia um montinho; ao fundo, caminhões levando toras de madeira, ao invés de um trem. Por fim, no céu, a fumaça que parece formar nuvens também deixa uma mensagem”, diz o jornal Folha de S. Paulo.

Mural de Mundano homenageia brigadistas no centro de São Paulo. Foto: reprodução do instagram do artista.

 

“O lavrador de café” (1934) de Cândido Portinari. Imagem: Arquivo MASP.

 

Os brigadistas voluntários do Pantanal – em brigadas formadas pelo Prevfogo/Ibama com articulação da Ecoa e do WWF-Brasil – vêm atuando com mais força desde setembro, quando o fogo se alastrou com maior rapidez pela região. A falta de chuvas e a maior seca que o Pantanal vem passando nos últimos 50 anos intensificou os danos causados, como a destruição da casa da pescadora Damiana, em Corumbá (MS), a quase destruição da escola pública do Paraguai-Mirim (Pantanal), a destruição de vegetação na Área de Preservação Permanente (APP), localizada às margens do rio Miranda (MS), e os 1.432.000 hectares queimados no Pantanal – um número menor do que o do ano passado (4,5 milhões de hectares queimados), ainda assim preocupante.

Homenageamos os brigadistas pantaneiros com algumas imagens deles em ação este ano.

 

Brigada La Lima combate incêndios na região.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog