//

No Pantanal, Bolívia lidera preservação ambiental

1 min de leitura
O Pantanal na América do Sul: Bolívia, Paraguai e Brasil (Foto: Acervo Ecoa).

Em 2010, o governo da Bolívia criou a Reserva Municipal do Valle de Tucavaca, com 263 mil hectares (quase o dobro do tamanho do Parque Nacional do Pantanal, com 135,6 mil hectares, maior unidade de conservação brasileira no Alto Paraguai). A reserva fica na Chiquitânia, região onde nascem rios que desaguam no rio Paraguai, o mais importante do Pantanal.

“Os bolivianos são muito mais cuidadosos do que nós. As florestas estacionais crescem em solos de altíssima fertilidade. Havia muita em Dourados, no sul do estado, mas a soja entrou pesadíssima e não tem mais quase nada”, disse o professor de biologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Geraldo Damasceno Júnior, à Folha de S. Paulo, para a reportagem “No Pantanal, Bolívia lidera preservação ambiental”, publicada no dia 12 de dezembro de 2021.

No Brasil, a mesma região de floresta estacional decidual e semidecidual aparece no Pantanal brasileiro, na morraria do Urucum e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, regiões que estão sofrendo ameaça pela exploração do minério de ferro e pela agricultura da soja.

Leia a reportagem completa de Adriano Maisonave e Lelo Almeida aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog