//

Biden anuncia plano bilionário para combater mudanças climáticas – Destaque GT Infra

4 minutos de leitura
Foto: Chris Leboutillier - Unsplash

GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil.

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT:

Biden anuncia plano bilionário para combater mudanças climáticas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (21/7) um pacote de US$ 2,3 bilhões para ajudar na construção da infraestrutura necessária para lidar com condições climáticas extremas e desastres naturais, informou a BBC. Apesar de esse ser o maior investimento em um programa do tipo de todos os tempos, Biden não declarou emergência climática, como ressaltou o Um Só Planeta. A expectativa é a de que novas decisões executivas relativas ao assunto sejam tomadas pelo presidente americano nos próximos dias.

Desmatamento aumenta 20%, com crescimento em todos os biomas

Segundo o mais novo levantamento do MapBiomas, o Brasil perdeu 16.557 km2 de cobertura de vegetação nativa em todos seus biomas no ano passado,um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Somente na Amazônia foram 111,6 hectares desmatados por hora ou 1,9 hectare por minuto, o que equivale a cerca de 18 árvores por segundo.

Estudo mostra que rede de crime ambiental na Amazônia tem ramificações em 24 estados

A rede do crime organizado da Amazônia se espalha por todo o Brasil, segundo estudo divulgado pelo Instituto Igarapé. “A análise de mais de 300 operações da Polícia Federal (PF) entre 2016 e 2021 demonstrou que, além de ter perfil organizado, a criminalidade ambiental na Amazônia está longe de ser um problema local. As ramificações do ecossistema do crime ambiental só não chegaram aos Estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. As operações se desdobraram em 846 territórios espalhados na América do Sul”, informou o UOL em reportagem que mostra os principais destaques do trabalho.

Fundo Casa abre chamada para apoiar organizações no combate a incêndios florestais

O Fundo Casa Socioambiental, em sua 6ª chamada de projetos do ano de 2022, contemplará Grupos de Base no Enfrentamento de Emergências Climáticas Provocadas a partir dos Incêndios Florestais com foco nos biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Serão selecionados 34 projetos destinando até R$30.000,00 (trinta mil reais) para cada na promoção de ações preventivas e de conscientização sobre os incêndios florestais. As inscrições se encerram nesta sexta-feira. Mais informações no link.

GT Infra em ação

Ricardo Abramovay fala sobre infraestrutura na Amazônia em Jornal da USP

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o professor Ricardo Abramovay ressaltou as quatro dimensões nas quais deveriam se basear os projetos de infraestrutura para a Amazônia, tema do seu livro lançado durante o nosso encontro em Alter do Chão. O Um Só Planeta repercutiu a entrevista. Lembrando que o livro “Infraestrutura para o desenvolvimento sustentável da Amazônia” está à venda no site da Editora Elefante e terá novo lançamento em São Paulo, no dia 2 de agosto.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog