//

O desaparecimento de insetos por causa do clima

1 min de leitura
Stuart Westmorland/Corbis/Getty Images

Com informações do The Guardian

Passados 35 anos, o pesquisador Brad Lister voltou a uma floresta de Porto Rico. Procurando uma razão para a grande diminuição do número de pássaros que ali observou. Descobriu que 98% dos insetos terrestres tinham desaparecido, assim como 90% dos que viviam debaixo das copas.

A hipótese é que o organismo dos insetos é perfeitamente adaptado às condições locais, principalmente às climáticas. Eles se fragilizam quando a temperatura ultrapassa o valor ótimo. Como estavam numa área protegida, fatores como pesticidas ou destruição do habitat não influenciaram. Como os insetos estão na base de quase todas as cadeias alimentares, um colapso generalizado de sua população levaria ao desaparecimento de quase todas as espécies maiores.

O trabalho de Lister e colegas saiu na Proceedings of National Academy of Sciences e foi comentado em um artigo do The Guardian.

Foto de capa: Stuart Westmorland

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)