//

O desaparecimento de insetos por causa do clima

1 min de leitura
Stuart Westmorland/Corbis/Getty Images

Com informações do The Guardian

Passados 35 anos, o pesquisador Brad Lister voltou a uma floresta de Porto Rico. Procurando uma razão para a grande diminuição do número de pássaros que ali observou. Descobriu que 98% dos insetos terrestres tinham desaparecido, assim como 90% dos que viviam debaixo das copas.

A hipótese é que o organismo dos insetos é perfeitamente adaptado às condições locais, principalmente às climáticas. Eles se fragilizam quando a temperatura ultrapassa o valor ótimo. Como estavam numa área protegida, fatores como pesticidas ou destruição do habitat não influenciaram. Como os insetos estão na base de quase todas as cadeias alimentares, um colapso generalizado de sua população levaria ao desaparecimento de quase todas as espécies maiores.

O trabalho de Lister e colegas saiu na Proceedings of National Academy of Sciences e foi comentado em um artigo do The Guardian.

Foto de capa: Stuart Westmorland

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.