Matéria originalmente publicada em 8 de abril de 2016.
O Pantanal é uma das áreas úmidas mais importantes do mundo. A rica biodiversidade do Pantanal torna o local vital para se conservar.
- A maior planície alagável do mundo é o lar de mais de 3.500 espécies de plantas, mais de 600 de aves, 124 mamíferos, 80 de répteis, 60 de anfíbios e 260 espécies de peixes de água doce;
- Há mais de 30 anos a Ecoa atua no Pantanal e na Alta Bacia do Rio Paraguai, onde sua equipe realiza pesquisas, desenvolve projetos, monitora problemas sociais e ambientais e fazem campanhas e trabalhos junto a comunidades tradicionais;
- Conheça no documentário abaixo a riqueza do Pantanal de Aquidauana, Mato Grosso do Sul;
Leia mais sobre a biodiversidade do Pantanal: Animais do Pantanal – rica fauna pantaneira em imagens de monitoramento
O vídeo apresenta belíssimas imagens em HD feitas da riqueza do Pantanal de Aquidauana. Confira:
Aquidauana
A Bacia Hidrográfica do Rio Aquidauana abrange, aproximadamente, 21.369 km². Localizada nas porções norte e centro-oeste do estado de Mato Grosso do Sul, a bacia nasce na Serra de Maracaju, na região norte do estado, e deságua no rio Miranda, na região do Pantanal. Ao longo desse caminho, percorre uma extensão de 620 km. O baixo e parte do médio curso do rio Aquidauana estão inseridos no Pantanal sul-mato-grossense, enquanto o alto e a outra parcela do médio curso pertencem ao domínio do Cerrado (SEPLAN-MS, 1990).
Se o homem continuar a maltratar nosso planeta iremos sofrer muitas consequências, já estamos vendo alguns resultados negativos.