///

Observatório europeu mostra dimensão da seca no Amazonas em comparativo feito por satélite

2 minutos de leitura
Comparativo do rio Amazonas em 2022 e na seca, em 2023. (Foto: Divulgação)

O observatório europeu Copernicus (C3S) publicou na última quinta-feira (5), imagens feitas por satélite que mostram a dimensão da seca no rio Amazonas. Os registros fazem um comparativo do nível das águas no dia 29 de setembro de 2022 e no mesmo período em 2023.

O comparativo mostra o curso do rio próximo à Iranduba, cidade localizada na região Metropolitana de Manaus, com destaque para o surgimento de bancos de areia maiores do que os do ano anterior.

O Rio Negro – um dos afluentes do Rio Amazonas – neste ano esteve 5,86 metros mais baixo em comparação ao mesmo dia do ano anterior, segundo medição realizada pelo Porto de Manaus.

 

Sobre o Observatório

O Copernicus é o Programa de Observação da Terra da União Europeia, que analisa o nosso planeta e o seu ambiente em benefício de todos os cidadãos europeus. Oferece serviços de informação baseados na observação da Terra por satélite e dados in situ (não espaciais).

O programa é coordenado e gerido pela Comissão Europeia. É executado em parceria com os Estados-Membros, a Agência Espacial Europeia (ESA), a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), o Centro Europeu para as Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF), as agências da UE e a Mercator Océan.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?