////

Ecoa realiza oficinas de capacitação – “Reaprendendo com os Ciclos Hidrológicos do Pantanal”

2 minutos de leitura
Oficina em Porto Murtinho
Oficina em Porto Murtinho

Esta semana, as consultoras da Ecoa Vanessa Spacki, Nathalia Ziolkowski e Vivian Almeida realizam as oficinas de capacitação “Reaprendendo com os Ciclos Hidrológicos do Pantanal“, do projeto “Prevenção, Mitigação e Adaptação para comunidades pantaneiras frente aos eventos climáticos extremos” com apoio do Fundo de Defesa de Diretos Difusos (FDD) – Ministério da Justiça e Segurança Pública / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON (Convênio nº 817381/2015), que tem por objetivo ajudar as comunidades a entenderem as informações oficiais disponíveis sobre os eventos climáticos, para que possam se prevenir de grandes desastres. Serão realizadas em Porto Murtinho, Aquidauana e Ladário, Mato Grosso do Sul e já aconteceram em Cáceres e Barão de Melgaço, Mato Grosso, no mês de julho.

O projeto tem como objetivo estruturar e implementar um Sistema de Comunicação e Alerta Permanente para difusão de informações acerca de eventos climáticos extremos no Pantanal, com base no saber da população local e no conteúdo disponibilizado por ferramentas oficiais em funcionamento.

Em setembro, foi realizado o Simpósio Clima Pantanal, que compõe uma das etapas do projeto, onde foram apresentados os dados e levantamentos de campo que ajudam no desenvolvimento deste sistema preventivo. Além disso, está disponível para download, a cartilha “Reaprendendo com os ciclos hidrológicos do Pantanal”, utilizada nas oficinas e entregue as comunidades da região pantaneira.

Também são resultados do projeto de Prevenção, Mitigação e Adaptação:

Casas adaptadas para comunidades pantaneiras frente a eventos climáticos extremos

Publicação: Plano de Prevenção e Mitigação

Oásis – Um programa para proteção de polinizadores e geração de renda de famílias ribeirinhas e de assentamentos rurais

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)