/

Oportunidade: últimos dias para cadastro de negócios comunitários sustentáveis no Desafio Conexsus 2018

7 minutos de leitura

Empreendimentos de base comunitária de todo o país, especialmente os localizados na Amazônia e em áreas protegidas de uso sustentável, têm até o dia 30 de julho para se cadastrar no Desafio Conexsus 2018. A iniciativa busca soluções para o desenvolvimento de organizações de base comunitária, como cooperativas e associações de produtores, para que se tornem mais estruturadas e rentáveis e participem de cadeias produtivas mais justas e sustentáveis.

O Desafio é realizado pela Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis, organização sem fins lucrativos que visa acelerar a transição para a economia de baixo carbono e fortalecer a resiliência territorial a partir do desenvolvimento econômico, com foco na sustentabilidade e na promoção das cadeias de valor dos produtos da sociobiodiversidade.

O objetivo é desenvolver, ao longo de um ano, soluções para ampliar o acesso a comercialização, a crédito e a novos instrumentos adequados ao perfil das organizações participantes. Durante os meses de agosto e setembro, a Conexsus vai convidar cerca de 300 empreendimentos inscritos a participar de oficinas regionais e receber visitas técnicas, a fim de conhecer melhor as características e particularidades de cada negócio.

A etapa final começa em outubro, com o Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis, que terá uma jornada de aceleração, oficinas de modelagem de negócios e laboratórios de soluções de comercialização e de crédito e soluções financeiras, que devem abranger um grupo de 70 negócios selecionados entre os participantes.

“O Desafio é uma grande mobilização de atores, como organizações que já atuam no desenvolvimento socioambiental, instituições e fundos de investimento de impacto, iniciativa privada, governos, academia, entre outros. Isso está relacionado à essência da Conexsus, que é criar conexões e arranjos de parcerias em busca do desenvolvimento em rede”, explica o diretor executivo da instituição, Valmir Ortega.

Mapeamento e panorama

Já estão inscritos no Desafio mais de 680 negócios de setores produtivos diversos em todos os estados brasileiros, desde horticultura orgânica e extrativismo vegetal a artesanato e apicultura. O perfil é de cooperativas e associações de produtores que atuam nas cadeias produtivas de alimentação saudável e sustentável, agrofloresta sustentável, sociobiodiversidade e extrativismo, pesca artesanal, manejo florestal comunitário e turismo de base comunitária.

Cerca de 340 negócios cadastrados até o momento são de base agroecológica e 516 de agricultura familiar, segundo o panorama que traz dados das organizações participantes. “Os inscritos estão sendo mapeados a partir do cadastro e da coleta de informações sobre quem são as organizações, onde atuam e o que produzem. A partir disso, estamos alimentando o Mapa e o Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis, disponíveis para consulta pública online”, diz a diretora de Operações da Conexsus, Carina Pimenta.

A lista de participantes contempla também comunidades extrativistas e povos tradicionais, como indígenas, quilombolas, caiçaras e ribeirinhos. “Já temos mais de 120 organizações de Reservas Extrativistas (Resex) cadastradas, quase a totalidade é em reservas federais. Além disso, uma outra parcela grande está no entorno de Unidades de Conservação federais”, comenta diretor executivo da Conexsus, Valmir Ortega.

São parceiros estratégicos da Conexsus Good Energies Foundation, Pão de Açúcar por meio do Instituto GPA, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e Moore Foundation, Fundo Amazônia, Fundo Vale, Fundação Certi, GIZ – Cooperação Alemã para o desenvolvimento sustentável e União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

Para saber mais detalhes sobre os participantes do Desafio Conexsus, acesse o Mapa (https://goo.gl/stS2EP) e o Panorama (https://goo.gl/diKa3m) de Negócios Comunitários Sustentáveis. Para realizar o cadastro e acessar mais informações, visite o site do Desafio Conexsus: www.desafioconexsus.org

o
Mapa de Negócios Comunitários Sustentáveis traz informações sobre as organizações participantes do Desafio Conexsus
oo
Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis, disponível para acesso público na Internet

 

Sobre o Desafio Conexsus 2018

Nosso desafio é impulsionar o ecossistema de negócios sustentáveis no Brasil. Vamos mapear negócios comunitários em todo o país e desenvolver, junto a diversos parceiros, soluções customizadas para acesso e desenvolvimento de mercados, novos instrumentos financeiros e cadeias produtivas mais sustentáveis. Mais informações: www.desafioconexsus.org

Sobre a Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis

A Conexsus é uma organização sem fins lucrativos que visa acelerar a transição para a economia de baixo carbono e fortalecer a resiliência territorial, a partir do desenvolvimento de negócios sustentáveis no Brasil e em países prioritários da agenda climática global. A instituição tem escritórios em Belém (PA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e associados nos Estados Unidos e Europa. Mais informações: www.conexsus.org

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog