//

Os impactos da mudança no clima nos pastos

1 min de leitura

Para quem defende a pecuária nacional, é bom saber dos problemas que as mudanças climáticas trarão para a produção de carne e leite no mundo todo. Pesquisadores dos EUA, Austrália e do Brasil estudaram a influência da variabilidade das chuvas nos pastos ao redor do mundo. Constataram que pastos são mais vulneráveis à variações no regime de chuvas do que florestas e plantações.

Como a mudança do clima mexerá no botão de controle do regime de chuvas, a produção atual de carne e leite pode estar em risco. O pessoal do Observatório do Clima (OC) colocou pimenta no caldo ao associar as pastagens mais vulneráveis com a população mais pobre do planeta. Ou seja, mais uma vez a mudança do clima acirra a tremenda desigualdade social mundo afora. Um dos pesquisadores comentou que “precisamos focar em adaptação. Afinal, pastagens alagadas ou secas demais podem colocar em risco a produção de carne e leite que alimenta cerca de 800 milhões de pessoas”.

Com informações de:

Increasing importance of precipitation variability on global livestock grazing lands – Revista Nature

Mudanças climáticas podem inviabilizar pastos e colocar em risco consumo de carne – Observatório do Clima

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.