/

Os investimentos da China no Brasil

2 minutos de leitura

Nos dias 24 e 25 de novembro últimos, o Brics Policy Center realizou o evento “América Latina na Política Internacional da China”. O evento contou com participação de pesquisadores de diferentes países, inclusive da própria China. A Ecoa acompanhou todo o evento e o considerou uma referência importante sobre o tema.

Inicialmente destacamos alguns slides da apresentação da pesquisadora Maria Helena Rodriguez, do Brics Policy Center e professora do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica – Rio (PUC), por trazer, dentre outras questões importantes, dados sobre os investimentos chineses no Brasil.

Maria Helena, no final, apresentou o “Painel China”, uma plataforma com informações sobre os investimentos chineses.

Os dados trazidos são de importância de uma maneira geral para entender mais amplamente os processos de financiamento do desenvolvimento e contribui no desenha cenários. Para a Ecoa os investimentos chineses e os dos bancos de desenvolvimento como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) interessam no que tange a infraestruturas, destacando as de transporte e energia elétrica em algumas regiões como as bacias dos rios Paraná e Paraguai – esta última pela presença do Pantanal, área prioritária para a organização.

O evento completo pode ser encontrado aqui.

Brics Policy Center

Em seu site o Brics Policy Center se apresenta da seguinte maneira: “O Centro é dedicado ao estudo das potências emergentes, ressaltando os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e é administrado pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI), em colaboração com o Instituto Pereira Passos (IPP).”

 

 

Painel Chinês

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog