//

Pagamento por Serviços Ambientais: Da teoria à prática

1 min de leitura

PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS - DA TEORIA À PRÁTICAPrimeiro livro de Mauricio Ruiz, secretário-executivo do ITPA, sobre a experiência, já com 7 anos de vida, de introduzir o Pagamento por Serviços Ambientais no estado do Rio de Janeiro. Baixe aqui o exemplar e aprenda, da teoria à prática, como é possível remunerar proprietários de terras produtoras de água.

Breve apresentação do livro

É pagando que se preserva? Esta é a resposta que busca-se responder com o projeto Produtores de Água e Floresta há cerca de oito anos. Para organizações originadas da luta e militância ambiental, como o Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA), dar valor financeiro à prática de conservação e à própria floresta sempre foi visto com certa desconfiança, já que, na concepção deste tipo de organização, a natureza vale por seu valor intrínseco, seu valor de existência. E a luta por sua preservação sempre foi motivada por um profundo sentimento de respeito e altruísmo.

Anos se passaram e esta visão permanece. Mas agora outros aspectos da relação entre o homem e a natureza, em especial os socioeconômicos, descortinam-se para explicar tamanha destruição dos ecos sistemas naturais e dar rumo às novas políticas de sustentabilidade.

Faça o download da publicação: PSA_da_Teoria_a_Pratica_MauricioRuiz_ITPA

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.